O Gartner defende um posicionamento estratégico para a governança de Data e Analytics (D&A), mais direcionada às prioridades do negócio. Até 2027, 80% das iniciativas de governança de Data e Analytics (D&A) irão falhar devido à falta de uma crise real ou fabricada. A previsão é do Gartner, que diz que um programa de governança de D&A falha se não permitir alcançar resultados empresariais prioritários.
Por isso, a consultoria defende que adotar um posicionamento estratégico para a governança de Data & Analytics e posicioná-la como um modelo essencial, direcionado aos negócios, é mais significativo do que uma abordagem tática, na qual as equipes operam a governança de forma reativa, focando apenas em um ativo – a governança dos dados.
Os os Chief Data & Analytics Officers (CDAOs) devem parar de adotar uma abordagem centralizada de comando e controle para a governança de D&A e, em vez disso, deveriam reformular a governança para atingir resultados de negócios tangíveis, tornando-a sensível às oportunidades e riscos, assim como ágil e escalável conforme a evolução de sua empresa.
Os analistas da Gartner afirmaram que o modelo de governança utilizado atualmente, do tipo “tamanho único que serve para todos”, não é a abordagem adequada para a maioria das organizações.
À medida que a adoção de Inteligência Artificial (IA) e Inteligência Artificial Generativa (GenAI) acelera, os CDAOs também têm a chance de renovar práticas desatualizadas de governança de D&A e incluir a Inteligência Artificial como parte de seu programa. A governança de IA é o processo de atribuir e garantir responsabilidade organizacional, alçadas de decisão, riscos, políticas e definições de investimentos para aplicar a tecnologia.
Ao mesmo tempo, os CDAOs devem incorporar capacidades habilitadas para IA e GenAI em seu programa de governança de D&A. O Gartner prevê que, até 2027, a aplicação de Inteligência Artificial Generativa acelerará em 40% o tempo para a geração de valor dos programas de governança de D&A e para o gerenciamento de dados mestres.
__________
O IPNews é parceiro de mídia do Gartner e oferece a você um desconto especial para participar da conferência nos dias 26 e 27 de maarço, em São Paulo. Basta fazer a inscrição neste link utilizando o código DAIPN.
Participe das comunidades IPNews no Instagram, Facebook, LinkedIn e X (Twitter).