Enquanto 92% usaram a internet para se comunicar, 85% buscaram informações.
Uma pesquisa realizada pela Ipsos MediaCT, o EGM Online, sobre o comportamento digital dos brasileiros, contou com 637 entrevistados de todas as regiões do Brasil e constatou 91% têm acesso à internet em casa, e desse total, 87% acessam todos os dias.
Dos respondentes, 85% disseram que têm computador pessoal em casa; 52% smartphones; 31% videogame; 27% tablets e 24% plano com TV por assinatura e Internet.
Conexão para streaming de vídeo melhora no Brasil, diz Netflix
Dos entrevistados, 75% responderam que enviam e-mails; 73% visitaram redes sociais como Facebook, Orkut, MySpace e Linkedin; 71% usaram serviço de busca; 66% assistiram vídeos musicais e 62% escutaram músicas. Com isso, pode-se afirmar que 92% das pessoas que utilizaram a internet para comunicar, 91% usaram para entretenimento e 85% para buscar informações.
Entre os internautas, 90% disseram que visitaram sites de mídia na última semana. 68% acessaram sites de jornais, 65% de televisão, 41% de revista, 29% de cinema e 24% em sites de rádios; e 53% das pessoas disseram que assistem conteúdos ao vivo pela internet. Dos usuários que assistem TV, 67% afirmaram que navegam na internet ao mesmo tempo. Desse total, 86% enviam e-mail, 67% mensagens em chat com amigos ou familiares, 35% fazem atividades para o trabalho ou colégio.
Os serviços de internet banking representaram 38% dos acessos, e os de e-commerce, 25%. Os principais acessos foram em lojas como Ebay, MercadoLivre, e outros 19%.
“Com este estudo conseguimos identificar o que tanto chama a atenção das pessoas na internet. As redes sociais fazem parte da vida dos brasileiros, eles se comunicam e se divertem nesta mesma ferramenta. É importante que as empresas estejam atentas a este tipo de canal”, afirma Diego Oliveira, diretor de contas da Ipsos Media CT.
Aplicações
O Google foi o buscador com 98% dos acessos; nas redes sociais, o Facebook obteve 91% e o Youtube, mais usado para ouvir músic. Apesar de parecer extinto, 47% das pessoas ainda acessam o Orkut, 25% o Linkedin, 26% o Instagram e 21% visitam outras redes como Twitter, Google+, Skype, Badoo e outras.
Dentre os principais aplicativos baixados em smartphones as redes sociais disparam com 82%, seguido de games com 67%, GPS, direções e mapas com 56% e livros e e-Readers com 33%.