Economia DigitalPesquisas

88% dos brasileiros compram online e dão preferência para roupas, alimentos e eletrodomésticos

De acordo com o estudo realizado pelo IDC e encomendado pela Infobip, plataforma global de comunicação omnichannel, 82% das pessoas na América Latina compraram online desde o início da pandemia. O Brasil está no topo do ranking, tendo 88% das pessoas comprando online atualmente; a Colômbia ocupa o segundo lugar, com 79,5%.

CONTEÚDO RELACIONADO – Nubank compra plataforma de pagamentos Pix e entra no e-commerce

Até o final de 2021, 65% das empresas mudarão para o Digital First, o que mostra que elas estarão bem posicionadas no meio digital e podem aproveitar as oportunidades de relacionamento com os clientes por meio de operações automatizadas e experiências sem contato físico. Também, projeta-se que os clientes vão gastar 25% a mais em empresas que investiram em processos de transformação digital e, se adaptaram rapidamente ao novo contexto dos negócios. 

E essa adaptação reflete-se, também, na humanização da experiência digital: 70% dos novos aplicativos móveis vão se concentrar nesse processo mais confortável, ágil e personalizado aos consumidores. Mais de um quarto das compras online já são feitas em aplicativos de loja específicos ou lojas virtuais. E 13% usam as redes sociais para suas compras. 

O que os usuários compraram online em 2020?

De acordo com o estudo, 28% das pessoas vão aumentar para duas ou três vezes a frequência de suas compras online em comparação com a atualidade. A pesquisa aponta que os produtos mais adquiridos são: Moda/Vestuário/Calçados (74,7%), Alimentos/Supermercados (57,6%), Eletrônicos/Eletrodomésticos (57,2%), Cosméticos/Perfumaria (47,1%), Farmácia/Remédios (42,5%), Móveis/Decoração (37%), e Material de construção (13,4%). 

Na percepção dos clientes, as vantagens do e-commerce estão relacionadas à usabilidade dos canais digitais e ao monitoramento de suas compras. No entanto, temas como atendimento ao cliente e promoções, programas de fidelidade ou programas de pontos, são os elementos que menos evoluíram. 

Quase dois terços (65%) dos entrevistados indicaram que fizeram recompras online devido a uma boa experiência, como navegação rápida, facilidade de uso, rastreamento de pedidos e disponibilidade de produtos. Asseguraram ainda, que a confiança na loja e nos canais de comunicação são os principais motivos para voltar a comprar na loja virtual, bem como os preços mais atrativos deste canal. 

O principal protagonista é o WhatsApp, que se consolidou como uma ferramenta de relacionamento com os clientes, com 42,1% dos varejistas o utilizando para comunicar ofertas e sugestões de compra personalizadas. Mais da metade dos usuários usa o aplicativo para receber informações sobre o acompanhamento de sua compra. Os consumidores preferem os canais de comunicação mais populares e com os que estão mais familiarizados. 

Sobre a pesquisa

A pesquisa “Comunicação e acompanhamento fazem a diferença na experiência de compra do cliente” foi desenvolvida no Brasil com 1766 pessoas entrevistadas, entre homens e mulheres. Dos respondentes, 62% têm 18 anos ou mais e possuem ensino médio e superior completo; 59% têm de 25 a 44 anos. 

 

Participe das comunidades IPNews no Facebook, LinkedIn e Twitter. 

Newsletter

Inscreva-se para receber nossa newsletter semanal
com as principais notícias em primeira mão.


    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *