Pesquisas

89% dos gestores de TI estão preocupados com riscos de segurança da GenAI

Um novo relatório da Sophos, empresa de soluções de segurança, aponta que 89% dos gestores de TI estão preocupados com falhas nas ferramentas de cibersegurança de inteligência artificial generativa (GenAI). Dos 400 líderes de TI entrevistados, 65% afirmam que já adotaram recursos do tipo.

CONTEÚDO RELACIONADO: 80% dos executivos globais enfrentam pressão para reduzir gastos com cibersegurança

Com alguma forma de IA incorporada à infraestrutura de segurança cibernética de 98% das organizações pesquisadas, os líderes de TI expressaram preocupação com o possível excesso de confiança na tecnologia. A maioria dos entrevistados (87%) afirmaram apreensão em relação à consequente falta de responsabilidade pela cibersegurança.

O que as levou para a GenAI na cibersegurança

Organizações de diferentes tamanhos expressaram prioridades distintas para a utilização de GenAI. Enquanto as grandes empresas – aquelas com mais de mil funcionários – estão priorizando a proteção aprimorada, os entrevistados de companhias de 50 a 99 funcionários classificaram a redução do burnout como o principal benefício que eles esperam das ferramentas de GenAI.

No entanto, para complicar a situação, em todos os tamanhos de companhias, 84% dos entrevistados disseram se preocupar com a pressão para reduzir o número de profissionais de segurança cibernética devido a expectativas irrealistas sobre a capacidade da IA de substituir os operadores humanos.

Outros dados da pesquisa são:

  • 75% dos líderes de TI concordam que os custos da GenAI em produtos de cibersegurança são difíceis de quantificar;
  • 80% dos líderes de TI acreditem que a GenAI aumentará significativamente o custo das ferramentas de segurança cibernética;
  • 87% dos entrevistados acreditando que a economia da GenAI compensará os custos de outras áreas.

Participe das comunidades do IPNews no InstagramFacebook, LinkedIn e X.

Newsletter

Inscreva-se para receber nossa newsletter semanal
com as principais notícias em primeira mão.


    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *