O AllowMe, integrado à Serasa Experian, identificou que em 2023 foram detectadas mais de 700 mil transações possivelmente fraudulentas por meio das soluções antifraude de inteligência de dispositivos da empresa. Desse total, nove em cada 10 foram realizadas por meio de aplicativos (87,2%). O restante das fraudes ocorreu por meio de navegadores (12,8%) de internet.
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A “jornada do usuário” é um termo que designa cada etapa do fluxo de interação do consumidor dentro de um aplicativo ou site, desde a criação de uma conta ou login até a efetivação de uma transação, como uma compra ou transferência bancária. O Device Fraud Scan 2024, da Serasa Experian, mostrou que 32,51% das possíveis fraudes identificadas aconteceram na fase do cadastro, 61,24% no login e 6,25% na transação.
Ainda segundo o estudo, em relação ao tipo de fraudes ocorridas por dispositivos, 60% foram relacionadas ao roubo de contas. A modalidade consiste na apropriação da conta, não só para transações financeiras no caso de bancos, mas também outras atividades como o uso impróprio de redes sociais, aplicativos de transporte, apps de delivery, e-commerces, avaliações, solicitações de reembolsos de planos de saúde, entre outros. Considerando a jornada do usuário, os roubos de conta são identificados no momento de login, troca ou reset de senha e até na troca de dispositivo.
O Device Fraud Scan mostrou que, em 2023, as tentativas de fraude identificadas por soluções de inteligência de dispositivos da Serasa Experian aconteceram em sua maior parte nos dias úteis e 64% das ocorrências aconteceram em horário comercial. Veja, no gráfico abaixo, a representatividade por período do dia:
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