A concessionária de iluminação pública de Belo Horizonte (MG), a BHIP, em parceria com a Logicalis, implementou um projeto de iluminação pública inteligente na capital mineira. Foram automatizados mais de 30 mil pontos até agora, cerca de 20% de toda a infraestrutura de iluminação da cidade.
Projeto do Inatel vai transformar município de MG em uma cidade inteligente
O primeiro benefício com a modernização foi a redução dos custos relacionados ao consumo de energia e às constantes manutenções. Além disso, a tecnologia permitiu a telegestão, baseada nos conceitos de smart grid e IoT, que monitora todo o sistema de iluminação da cidade remotamente.
A telegestão permite à prefeitura receber informações em tempo real para tomar decisões preventivamente e fazer ações preditivas. Desta forma, antes mesmo de ser notificada sobre falhas na iluminação pública é possível dar início à solução do problema proativamente.
O primeiro passo para tornar a telegestão realidade, foi a substituição dos sensores fotoelétricos por controladores, que funcionam como uma antena enviando informações sobre o ponto de luz ao software de gerenciamento.
Controlado remotamente por um operador da concessionária, o sistema integra todos os dados capturados pelos sensores, possibilitando assim, uma tomada de decisão mais precisa e, consequentemente, o envio de comandos aos postes de iluminação.
Com estas soluções, há uma melhoria na gestão do abastecimento de energia da cidade, pois a tecnologia permite, por exemplo, ajustar a intensidade da iluminação das ruas conforme a demanda, bem como ligar e desligar as lâmpadas remotamente, com base nas informações emitidas pelos sensores.
Isso contribuirá para uma redução de aproximadamente 45% no consumo de energia elétrica, o que pode representar uma economia anual de R$ 25 milhões à prefeitura. Espera-se também o aumento na sensação de segurança, pois em ruas mais iluminadas, os acidentes noturnos e a criminalidade tendem a diminuir.
Com a modernização completa da iluminação pública, que acontecerá até outubro de 2020, o município poderá, ainda, implementar uma série de novas tecnologias que beneficiarão outros segmentos da sociedade, como o trânsito, por meio de semáforos conectados e estacionamento inteligente, e o meio ambiente, com soluções de gestão ambiental.
Participe das comunidades IPNews no Facebook, LinkedIn e Twitter e comente as nossas reportagens.

