Melhores Práticas

A estruturação da área de IM na Goodyear

Geovah Oliveira, da Goodyear

Geovah Oliveira, da Goodyear

Geovah Oliveira, supervisor de vendas da Goodyear, dá dicas e conta quais estratégias foram adotadas na implantação do departamento de IM da empresa.

“Em tempos de crise, é preciso continuar tomando decisões e seguindo a vida das organizações. Por isso, essas decisões têm de ser as mais acertadas possíveis, e é nesse momento que a área de IM deve atuar ainda mais”. A afirmação foi feita por Geovah Oliveira, supervisor de vendas da Goodyear, durante chat realizado pela CIM – Comunidade de Inteligência de Mercado – do Ibramerc (Instituto Brasileiro de Inteligência de Mercado), que teve como tema ‘a estruturação de área de IM e a aplicação do Geomarketing na Goodyear’.

Oliveira explica que para estruturar uma área de Inteligência de Mercado, “o fundamental é saber qual será a função da área, quem são os clientes e que produto vamos entregar”. Para vencer as possíveis resistências à implantação de um novo departamento, Oliveira conta que foi essencial trabalhar valorizando tanto o trabalho de campo como às estratégias da companhia e da direção, pois, dessa forma, toda a equipe se sentiu valorizada com a iniciativa.

A estratégia utilizada para a estruturação da área de IM na Goodyear foi a criação de um esquema lógico e claro para os processos, composto por planejamento, coleta de dados , análise das informações e relatórios gerenciais. O departamento teve a missão de realizar a simetria da informação, garantindo que as informações chegassem da mesma forma a todos os departamentos e níveis da diretora. De acordo com Oliveira, esse acesso irrestrito às informações criaria uma vantagem competitiva à empresa, já que ajudaria na tomada de decisões.

Como a área de IM seria utilizada fundamentalmente para alavancar as vendas da Goodyear em todo o Brasil, o departamento realizou um amplo mapeamento geográfico do País, dividindo as regiões por área de interesse do negócio e analisando cada região em termos de consumo, chances de negócio e distância de concorrentes.

Em seguida, a empresa implantou uma ferramenta de Geomarketing, que proporcionou a análise dos territórios de vendas, cobertura de cada região, geodesempenho, análise de localização da concorrência e geoB2B. Com as informações obtidas foi possível fundamentar as decisões de abertura ou fechamento de pontos de venda e a escolha dos locais para as novas instalações.

Newsletter

Inscreva-se para receber nossa newsletter semanal
com as principais notícias em primeira mão.


    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *