Cloud Computing

A receita do Google Cloud aumenta 45%, mas o lucro ainda é indescritível

A unidade do Google Cloud da Alphabet registrou um forte crescimento de vendas ano a ano no terceiro trimestre de 2021, mas permaneceu no vermelho apesar de quase ter reduzido pela metade seu prejuízo operacional.

 

CONTEÚDO RELACIONADO – Receita do Google Cloud sobe 54% no segundo trimestre

 

A receita do Google Cloud aumentou 45% no trimestre, para US $ 4,99 bilhões, ante US$ 3,44 bilhões no terceiro trimestre de 2020. Mas ainda assim, não obteve lucro, apresentando um prejuízo operacional de US$ 644 milhões. Esse número foi quase metade do prejuízo operacional de US$ 1,2 bilhão registrado no trimestre do ano anterior, mas ligeiramente superior aos US $ 591 milhões no segundo trimestre.

Durante uma teleconferência de resultados, o CEO Sundar Pichai observou que o crescimento da receita do Google Cloud Platform continuou a ultrapassar o Cloud em geral, mas não forneceu números específicos.

No Twitter, o fundador do Moor Insights and Strategy, Patrick Moorhead, observou que o negócio de nuvem do Google está “tão próximo de US $ 20 bilhões por ano” e agora é “muito maior do que a Adobe”. Mas o analista principal da Futuriom, Scott Raynovich, disse à Fierce que a empresa e o chefe do Google Cloud, Thomas Kurian, ainda têm mais trabalho a fazer.

“O Google fez um progresso significativo na nuvem com Kurian, mas este trimestre foi um pouco decepcionante, pois a taxa de crescimento da nuvem diminuiu um pouco e indicou que não ganhou nenhuma participação da Microsoft ou Amazon”, disse ele. “O foco em serviços de nuvem como IA é bom, mas o Google ainda precisa provar que pode vender grandes contratos de nuvem para empresas.”

Na ligação, Pichai novamente apontou os dados e análises do Google Cloud, segurança cibernética e recursos de várias nuvens como pontos-chave de diferenciação que atraíam os clientes. Mas ele acrescentou “acima de tudo, acho que estamos muito, muito focados nas propostas de valor da indústria, então realmente aprimorando nossas soluções por verticais”. Essa estratégia, disse ele, ajudou a obter alguns negócios maiores recentemente “e vamos continuar fazendo isso.”

As receitas consolidadas da Alphabet aumentaram 41% ano a ano para US $ 65,1 bilhões, ante US $ 46,2 bilhões, enquanto o lucro líquido saltou 68% para US $ 18,9 bilhões. A publicidade, incluindo a Pesquisa e o YouTube, contribuiu com a maior parte da receita com US $ 53,1 bilhões, com o restante vindo do Google Cloud, Google outros (US $ 6,7 bilhões) e Outras Apostas (US $ 182 milhões).

 

Newsletter

Inscreva-se para receber nossa newsletter semanal
com as principais notícias em primeira mão.


    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *