O crescimento na oferta de aparelhos que utilizam a tecnologia VoIP e a visão de economia e praticidade do consumidor brasileiro são as chaves do sucesso para a Leucotron Telecom.
O crescimento na oferta de aparelhos que utilizam a tecnologia VoIP e a visão de economia e praticidade do consumidor brasileiro são as chaves do sucesso para a Leucotron Telecom. Esta é a opinião de Vinícius da Silveira, gerente de produtos da empresa. Na 10ª Feira Industrial do Vale da Eletrônica (Fivel), realizada entre 7 e 9 de agosto, a companhia experimentou isso de perto.
"Houve uma grande procura por nossos aparelhos voltados ao varejo e público final, como o Chatty e o ATL-IP, em virtude da praticidade e economia que proporcionam, tanto de energia, quanto de custos telefônicos", comenta Silveira.
O executivo explica como atrair os novos usuários dessa tecnologia: "o consumidor é atraído, basicamente, pela economia no final do mês na conta de telefone. Aliado a isso, a funcionalidade e o desapego da CPU ligada para que funcionem, fazem desses aparelhos objetos de desejo de muitos que compareceram à feira. O visual de alta tecnologia também conta pontos.
O executivo da Leucotron lembra que, no final das contas, a economia feita pelo desuso da CPU é mais uma idéia que foi mantida na mente do consumidor, do que uma realidade absoluta. "No fim de um mês inteiro, a diferença no consumo de uma CPU ligada gira em torno de R$ 10", estima.
A Leucotron, inclusive, deixou de comercializar os aparelhos da linha Skyvoice por esse motivo: o usuário não quer ter de deixar o computador ligado para utilizar a tecnologia. Isso, segundo Vinícius, é uma tendência que deve ser acompanhada de perto pelo mercado. "Eles (os usuários) preferem conectar o aparelho direto no ponto de rede, e não mais por entradas USB. O que fizemos, foi tirar essa linha de mercado, mas manter as boas características desses produtos em novos lançamentos", completa.
O IPNews tentou extrair do gerente de produtos da Leucotron, quais seriam esses lançamentos, mas o sigilo ainda é absoluto. "Ainda é segredo, vai valer a pena. Já na Futurecom 2008, novidades virão, mas vocês só vão saber no dia do evento", brinca Vinícius Silveira.
Para ele, alguns fatores são primordiais para explicar o crescimento de 150% que a Leucotron teve, de 2005 até agora: "Um portfólio de produtos bem trabalhado, com características que agradam ao cliente brasileiro; o agregamento de produtos que atendem tanto ao varejo quanto aos ambientes corporativos maiores e SoHo; e uma estratégia comercial bem definida ao target", pontua. Juntamente a isso, a assimilação do brasileiro à tecnologia IP e a redução fiscal em componentes, fazem a demanda crescer, e o preço diminuir.