Nova plataforma Oracle Exadata proporciona menor tempo de atendimento pelo call center da empresa e melhorias na performance das aplicações.
A Seguros Unimed contratou a A2F, empresa especializada em soluções críticas na área de TI, para realizar a migração de suas bases de dados Oracle para a nova plataforma Exadata, um novo Engineered Systems da Oracle. O principal benefício da plataforma é permitir à empresa otimizar seus processos internos, principalmente por entregar balanceamento de carga, o que faz com que o tempo de resposta dos aplicativos facilite a rotina da companhia.
A nova plataforma proporciona redução do tempo de atendimento pelo callcenter, pois os sistemas utilizados pelos colaboradores da Seguros Unimed se tornam mais ágeis e disponíveis. Outro benefício é que se trata de uma solução integrada, o que facilita muito o gerenciamento, bem como promove a virtualização do ambiente. Com a plataforma, a empresa consolidou 12 servidores em um só, o que reduziu o espaço ocupado no datacenter, bem como o consumo de energia.
Para concluir o processo de transição, que durou aproximadamente seis meses, foi necessária a migração de todas as bases de dados da plataforma anterior, que possuía versões de banco de dados e sistemas operacionais desatualizados. “O projeto foi realizado em cinco bases de dados e contou com um total de 8 TB de dados. Para essa transição, a ferramenta de replicação de dados usada pela A2F foi a Oracle GoldenGate. Ao todo, o processo foi realizado em três fases, pois foi necessário executar diversos testes de funcionalidade até chegar à etapa final para migração definitiva dos dados para a nova plataforma”, explica Juliana Ferreira, sócia-diretora executiva da A2F.
“Esta nova plataforma permite escalabilidade de maneira relativamente simples e transparente para os usuários, garantindo sustentação à continuidade do crescimento dos negócios da companhia. O ganho de desempenho com a atualização tecnológica nos possibilitará implementar automações de atividades/tarefas, integrando-as a outras soluções, com o objetivo de prover autosserviço para o segurado a partir de dispositivos móveis, entre outras melhorias”, Otávio Borges de Oliveira Filho, destaca o gerente de TI e Infraestrutura da Seguros Unimed.
Para o gerente de TI, os principais motivos da escolha da A2F para realizar o projeto foram seu histórico no mercado, bem como experiência e certificação da equipe. “Nós conhecemos a empresa ao acompanhar o trabalho desenvolvido para outro cliente e gostamos muito da abordagem proposta para um projeto semelhante. O time técnico propôs a realização da migração em ondas por ambiente, considerando um tempo adequado às homologações funcionais e ajustes. Nesse momento, escolhemos a empresa como parceira, pois essa flexibilidade era fundamental para nós pelo fato do desenvolvimento ser terceirizado”, finaliza.