Estratégias

AACD aposta na força da web 2.0

Jayme de Paula Jr, da AACD

Jayme de Paula Jr, da AACD

Em dois meses de existência, a adesão à Comunidade Virtual da entidade superou as expectativas dos seus idealizadores e já integra pacientes de todo o Brasil.

Lançado pouco mais de dois meses, o portal social da AACD já possui mais de 1.300 membros ativos. O objetivo do projeto é atender dúvidas e promover a interação entre pessoas interessadas nos assuntos relacionados a deficiências físicas e à instituição, agilizando as respostas ao público e reduzindo custos com outros meios de comunicação.
Segundo o diretor voluntário da AACD, Jayme de Paula Jr., as estratégias foram baseadas no aproveitamento do alcance da internet, e os resultados já superaram as expectativas. “Não promovemos nenhum tipo de divulgação do portal e já temos um número de integrantes maior do que o esperado”, diz o executivo. Ele acredita que esta alta adesão ocorre porque  a rede social da AACD permite a rápida interação entre os usuários, que podem dar suas opiniões e sanar suas dúvidas sobre situações relacionadas às deficiências físicas entre si ou em contato com a instituição.

O poder da internet

Pesquisa do Ibope aponta os brasileiros como os maiores utilizadores de redes sociais. São 272 milhões de usuários desses dispositivos no mundo, sendo que 40 milhões deles estão no Brasil. Segundo Fabiano D’ Agostinho, diretor de projetos da agência Click, que desenvolveu o projeto da AACD de forma voluntária, o diferencial das redes sociais é a interação que ocorre entre os membros e a instituição. “Pacientes que vivem em cidades remotas podem sanar suas dúvidas sem dispender tempo ou dinheiro para visitar as filiais da AACD. Já existem participantes do Acre e Rondônia, que postam vídeos e trocam experiências online”, revela.

Segundo D’Agostinho, o impacto da internet é muito grande. Dados revelam que são postadas cerca de 10 mensagens por segundo na rede em todo o mundo.  “Hoje temos uma nova maneira de ouvir as pessoas. Além de agilizar o atendimento dos pacientes da AACD e interessados, o portal também utiliza a memória permanente da internet”, complementa D’Agostinho.
O portal também possui uma área de e-commerce, onde são oferecidos equipamentos para fabricação de próteses e órteses. A comercialização é voltada para os fabricantes desses aparelhos, uma vez que os mesmos são  individualizados, de acordo com as necessidades e as medidas do paciente. “A área de e-commerce tem por objetivo otimizar o trabalho dos desenvolvedores de próteses, uma vez que facilita a entrega dos acessórios pelo País, democratizando o uso de aparelhos para quem necessita”, finaliza o diretor da AACD.
 

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