
A agência de marketing de relacionamento elevou o nível de precisão das informações sobre sua tecnologia, infra-estrutura e banco de dados com solução da Third It.
A Accentiv’, agência e integradora de soluções de marketing de relacionamento da Accor Services, apostou no monitoramento e diagnóstico de seu ambiente de TI para otimizar resultados. Segundo James Mommensohn, gerente de TI da Accentiv’, o investimento foi destinado especificamente para melhorias na área de gestão dos cartões de premiação. “O principal objetivo do trabalho era fazer um mapeamento completo da área e também avaliar a nossa capacidade de processamento para, desta forma, identificar as melhores soluções para a empresa”, explica.
A empresa escolhida para elevar o nível de precisão das informações sobre a tecnologia, infra-estrutura e banco de dados da agência foi a Third It Solutions, que desenvolve, implementa e suporta projetos de TI, promovendo a integração da área com a gestão dos negócios de seus clientes.
O projeto encomendado à Third contemplou o serviço de monitoramento e diagnóstico da arquitetura de TI da Accentiv’ com o objetivo de aumentar a disponibilidade da informação por meio de três dimensões distintas: diagnóstico da arquitetura de dados, sistemas e infra-estrutura. Foi utilizado um conjunto de metodologias, variáveis de acordo com a necessidade de cada um dos 26 sistemas da empresa, que estavam distribuídos em dez servidores. Os sistemas baseavam-se em plataforma Microsof.net e banco de dados SQL Server, e no novo projeto foi necessário flexibilizá-los para suportarem a criação de novos produtos de maneira mais dinâmica.
“Nossas necessidades de negócio dependem diretamente da infra-estrutura tecnológica para suportarmos o crescimento do número de clientes, contratos e pedidos, para melhorarmos nosso tempo de resposta, garantirmos disponibilidade e segurança dos sistemas e informações armazenados, além de reduzirmos custos operacionais e aumentarmos a eficiência no atendimento aos clientes”, explica Mommensohn.
“Em nossa empresa um dos produtos comercializados são os cartões e vouchers de premiação. Para que o premiado possa utilizá-lo de forma prática e rápida é necessário criarmos mecanismos para que ele possa utilizar o seu cartão em nossa rede. Para isso, oferecemos infra-estrutura tecnológica completa desde a captura de transação, validação, entre outras facilidades”, completa o executivo.
Para atender a todas as necessidades da agência, o processo de monitoramento e diagnóstico foi conduzido na Accentiv’ por uma equipe multidisciplinar da Third It, composta por especialistas DBA, consultores de capacity planning, analistas de sistemas e desenvolvedores.
Durante a fase de diagnóstico da arquitetura de dados foi realizada uma avaliação crítica do modelo que era adotado em termos de integridade, segmentação de tabelas, normalização e estrutura de negócio, além da análise de escalabilidade, volumes e performance.
Para o diagnóstico do sistema, foi elaborado o inventário das funcionalidades e componentes, demonstrando o relacionamento entre os sistemas e a descrição básica/identificação das interfaces dos componentes. Já em relação à infra-estrutura, foi analisado todo o parque de máquinas, a estabilidade e tráfego de links, além da arquitetura de segurança.
Ao final do processo, como resultado, a empresa passou a ter uma visão atualizada das três dimensões. Ou seja, o ponto aonde estava no início do projeto, as não-conformidades em relação ao padrão da própria empresa e das melhores práticas do mercado, e o prognóstico de cenários para ajustes e correções por meio de planos de ações e riscos atuais e futuros.
“Este completo mapeamento da estrutura de TI auxiliou o corpo diretivo da Accentiv’ no processo de tomada de decisões”, afirma Mommensohn. “Além disso, tivemos otimização do espaço em disco utilizado, diminuição no tempo de processamento dos pedidos de cartões e voucher de premiação, aumento da capacidade de processamento simultâneo, e ajustes de alocação de equipamentos para aumentar a eficiência”, finaliza o executivo.