Economia Digital

Accenture aponta sete passos para uma migração de sucesso para o SAP S/4HANA

A migração para o SAP S/4HANA pode se apresentar como um desafio para empresas que precisam mudar processos e redesenhar sua organização. No entanto, a Accenture aproveitou o SAP NOW Brasil 2021, evento da própria SAP realizado semana passada, para divulgar uma estratégia para uma migração de sucesso ao SAP S/4HANA, dividida em sete passos fundamentais: 

Passo 1: estabelecer a visão de futuro. 

Qual o grau de transformação que pretende implementar? Qual é seu apetite e sua necessidade de transformação? A empresa pretende alavancar seu negócio em SAP, na nuvem, e integrar seus aplicativos atuais ou descontinua-los? 

Passo 2: ter muito claro o “AS IS” da organização para poder estabelecer uma medição de valor com acuracidade. 

Apurar e definir KPIs realistas e mensuráveis para o negócio. 

CONTEÚDO RELACIONADO – Cargill otimiza operação de estoques com implementação de SAP

Passo 3: definir a nova arquitetura tecnológica. 

O SAP traz uma caixa repleta de ferramentas e então é preciso identificar o que mais cabe para atender as necessidades do negócio. A empresa defende que é necessário saber o que vai fazer com o SAP, se vai utilizar a nuvem e o que fazer com os sistemas legados. 

Passo 4: avaliar o impacto desta nova arquitetura sobre os processos de negócios. 

Analisar o processo utilizando diferentes lentes. Pergunte-se: como o nível de automação será impactado pela nova arquitetura? Os pontos de dor serão endereçados? Haverá alguma mudança na concentração de esforços? Os processos serão realizados de uma maneira mais rápida e acurada? 

Passo 5: estimar o impacto em FTEs. 

Será preciso menos pessoas para executar esses processos? Lembre-se que a nova arquitetura afeta de maneira direta a forma com que as pessoas trabalham e que muitas atividades serão automatizadas e, consequentemente, irão requerer um número menor de pessoas. Com essa otimização, será preciso pensar em uma nova composição da pirâmide organizacional, que considere a incorporação de pessoas mais analíticas. 

Passo 6: analisar os KPIs de negócios. 

Foque em três tipos de KPIs: 

  • KPIs associados ao nível de automação dos processos
  • KPIs de acompanhamento de processos
  • KPIs de valor

A intenção é apurar não somente o KPI antes da transformação, mas também a ambição da companhia com relação à melhoria do KPI após a transformação. 

Passo 7: construir o business case dessa migração. 

Detalhar todas as alavancas de valor acionadas pela migração para cada um dos processos em escopo e definir um roadmap de implantação baseado na geração de valor para o negócio.

 

Participe das comunidades IPNews no Facebook, LinkedIn e Twitter. 

Newsletter

Inscreva-se para receber nossa newsletter semanal
com as principais notícias em primeira mão.


    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *