Empresa consolida prática de Analytics em uma única operação no Brasil.
A Accenture, empresa de consultoria, tecnologia e Outsourcing, consolida a prática de Analytics em uma única área no Brasil, acompanhando a demanda dos clientes pela procura de serviços de análise de dados, além da tendência de aumento de soluções desse tipo os segmentos-chave da indústria brasileira.
Hoje os profissionais que trabalham com analytics somam mais de 300 colaboradores e a expectativa é de crescimento para o próximo ano. “A nossa meta é expandir mais de 40% no próximo ano fiscal, em segmentos estratégicos para a empresa, como telecomunicações, bancos, seguros e varejo”, diz Rodolfo Eschenbach, líder da prática de Analytics para a América Latina.
Pesquisa realizada em 2011 comprovou que, quando perguntadas sobre o uso de analytics, com o objetivo de alavancar a experiência do consumidor, as empresas têm uma percepção diferente da realidade. Mais da metade (55%) dos entrevistados disse que os resultados alcançados com o uso de analytics para segmentação dos clientes e oferta de experiências relevantes para o consumidor são “ideais” ou “muito boas”. No entanto, um estudo realizado com os consumidores mostra que apenas 21% acreditam que as corporações oferecem experiências diferenciadas. A pesquisa foi realizada na China, Alemanha, Itália, Japão, Espanha, Reino Unido, Irlanda, EUA e Canadá.
“Pela nossa expertise, acreditamos que menos 20% das decisões são de fato tomadas com a acuracidade da análise de dados, por isso ainda vemos muito espaço para a expansão da área no País”, ressalta Eschenbach. Para o executivo, outro ponto importante é que a maioria das empresas que utiliza analytics ainda faz de forma passiva, com isso, elas conseguem saber o que aconteceu, mas não fazem previsão de movimentos que podem levar suas empresas à alta performance, antecipando as movimentações de mercado.
O analytics pode ser usado, por exemplo, no varejo para a previsão de demanda e estoque, ajudando a definir a elasticidade do preço dos produtos. Instituições bancárias também podem utilizar os dados para melhorar a oferta de crédito para os seus clientes, permitindo ainda um cruzamento infinito entre o seu perfil e necessidades financeiras. Na indústria de seguros, é possível reduzir quase à zero o número de fraudes, com a checagem de todas as informações.