A Accenture inaugurou em São Paulo (SP), na última terça-feira (7/5), o seu primeiro estúdio para desenvolvimento de Inteligência Artificial Generativa (GenAI) da América Latina. Neste estúdio e em outros 24 espalhados pelo mundo, a empresa ajuda os clientes a resolver seus desafios com a tecnologia desenvolvida em parceria com a Accenture.
A novidade faz parte do investimento de US$ 3 bilhões em dados e IA. Hoje, os 25 estúdios já trabalham para responder ao crescente interesse dos clientes na tecnologia. Os investimentos anunciados permitirão que os mais de 50 mil profissionais especializados em IA atualmente cheguem a 80 mil em 2026.
Isso permitirá à Accenture conectar os clientes com seus especialistas em dados e IA, parceiros de ecossistema, empreendimentos e outros investimentos estratégicos que permitam a rápida experimentação, co-criação e dimensionamento de soluções da IA generativa, usando a estrutura da Accenture como base.
Para se ter uma ideia do cenário atual, a maioria das empresas não está preparada para responder a este nível de disrupção trazida por GenAI. Mais de metade (52%) dos líderes empresariais afirmam que não estão totalmente preparados para responder à mudança que enfrentarão nos negócios.
É preciso considerar que a tecnologia sempre será aquilo que desbloqueia a reinvenção total das empresas. E passada a fase de experimentação, agora a Accenture está concentrada em ajudar os clientes a capturar e obter valor em escala com GenAI.
Qual a visão estratégica da Accenture
Segundo especialistas da empresa, a construção de capacidades da geração IA requer planejamento e experimentação iniciais para capturar valor e impulsionar escala. Uma estratégia acelerada de reinvenção da indústria, impulsionada pela GenAI, é o caminho a seguir para os líderes que estão abraçando a reinvenção.
A estratégia da Accenture segue três passos:
- Utilizar a GenAI como o acelerador da reinvenção dos negócios. Criamos assets de indústrias, provocamos o pensar diferente, aceleramos ideias e instigamos mudanças para o futuro dos negócios.
- Construir, experimentar, testar e aprender juntos a reforçar os recursos de GenAI, incorporando-os nas organizações.
- Resolver e escalar na construção e implantação de soluções Gen AI e colaborações com parceiros do ecossistema para definir, construir e implantar soluções em escala e desenvolver a força estratégica para sustentar a jornada.
Dentro desse cenário, na América Latina há muito o que fazer. Uma pesquisa mostra que 84% dos executivos de alto escalão da América Latina planejam aumentar os investimentos em IA em 2024. Na região Ásia/Pacífico, por exemplo, são 77% os executivos que planejam o mesmo. Para a Accenture, esse é um número muito representativo e mostra a mudança do mercado e da vontade do C-Level brasileiro em investir em IA.
Participe das comunidades IPNews no Instagram, Facebook, LinkedIn e Twitter.