Foram investidos R$ 10 milhões em novo portal que permite aos usuários, além de acesso a uma área dedicada, a customização das soluções da companhia para atender necessidades específicas.
A Accesstage, empresa do grupo Mitsubishi, inicia o ano com um novo portal de serviços voltado para os seus cerca de 15 mil clientes ativos totalmente self service e baseado na filosofia SOA – Arquitetura Orientada a Serviços. O portal foi inteiramente desenvolvido com a tecnologia Oracle Portal Server e é um dos primeiros cases da multinacional com esta plataforma no Brasil. O investimento foi de aproximadamente R$ 10 milhões.
Pela página, com um login e interface únicos, o cliente tem acesso a um universo de mais de vinte aplicações web das áreas de cobrança, pagamento, crédito, conta-corrente, cartões e arrecadação, com todas as suas funcionalidades. Há usuários, por exemplo, que utilizam até seis aplicações da empresa, e hoje tem de administrá-las de forma independente.
O cliente estará apto a, por exemplo, fazer interações em cada uma das aplicações e construir uma nova solução customizada. São mais de 500 componentes reutilizáveis que atendem a demandas específicas dos clientes, como soluções de rastreamento e emissão de boleto on line, por exemplo. A combinação destas avançadas tecnologias permitiu à Accesstage diminuir em 80% o tempo gasto no desenvolvimento e manutenção de aplicativos e 30% no custo.
“A nossa expectativa é que, em seis meses, o novo canal de comunicação contribua para um crescimento de 30% na base de clientes”, diz Gleison Telles, gerente de marketing da companhia. Telles estima ainda que haverá um aumento de outros 30% no volume de transações/mês – hoje são realizadas 150 milhões de transações/mês.
O portal é suportado por uma complexa estrutura da própria Accesstage. São dois datacenters distribuídos por mais de 120 servidores. Para 2010 e 2011, o portal deve migrar para um modelo ainda mais self service, com compras também online (SaaS) e integração com redes sociais.