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Administradora da Faixa de 3,5 GHz, EAF contrata a Logicalis para revisar processos internos

Criada por determinação da Anatel para viabilizar a implementação do 5G no Brasil, a EAF é uma entidade não governamental e sem fins lucrativos formada pelas operadoras Claro, Tim e Vivo, que foram as vencedoras dos lotes nacionais do leilão do 5G com as licenças da faixa dos 3,5 GHz. Uma das obrigações editalícias da EAF é realizar a migração do sinal de TV utilizado pelas parabólicas tradicionais (Banda C) para o sinal das parabólicas digitais (Banda Ku) por meio da instalação do kit gratuito com a nova parabólica digital. Para cumprir essa obrigação, a entidade se viu diante de grandes desafios.

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Um deles foi a antecipação da demanda para atualização da parabólica tradicional pela nova parabólica digital, cujo volume de instalações passou de poucos milhares por mês para centenas de milhares, exigindo aperfeiçoamento logístico e de gestão das solicitações. Para apoiar a entidade no mapeamento e elaboração de processos adequados, a EAF contratou a Logicalis, empresa global de soluções e serviços de tecnologia da informação e comunicação.

“A escolha da Logicalis foi baseada na análise da habilidade técnica apresentada, além da expertise da empresa no universo de telecom. O mapeamento de processos proporcionou uma visão clara de nossos fluxos de trabalho, permitindo melhorias significativas”, afirma Leandro Guerra, CEO da EAF.

A Logicalis foi contratada para mapear e desenhar novos processos operacionais da empresa, com a identificação de gaps para tornar a operação mais eficiente com base nas melhores práticas de mercado.

“Para atender uma organização com características únicas como a EAF, utilizamos a combinação da experiência em processos de operação de telecom, frameworks de referência e abordagens para automação, de maneira a capturar as oportunidades de otimização de processos, desenhar a implantar os novos processos”, conta Yassuki Takano, diretor de Consultoria da Logicalis.

O projeto, que durou cerca de quatro meses, foi dividido em quatro etapas: a realização de benchmark e análises para mapear o ambiente atual; desenho do framewok de macroprocessos; elaboração da matriz de riscos, com análise dos impactos e da criticidade de cada etapa do processo interno da empresa; e realização de oito workshops com as áreas para apresentar o ambiente atual e discutir melhorias e ações de implementação.

Após as análises do ambiente, foram revistos 21 processos internos e propostos nove novos processos. Todo esse trabalho resultou em 47 recomendações de melhorias, algumas das quais já foram implementadas pela EAF. Um exemplo de melhoria foi a automação de controles logísticos. “Passamos a ter controles automatizados de operações de despacho, planejamento de cargas e envios”, afirma William Ho, coordenador de projetos da EAF. O executivo explica que o trabalho conduzido pela Logicalis acelerou a implementação de alguns indicadores gerenciais e a criação de dashboards para monitoramento de dados.

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