Cloud ComputingÚltimas

Adoção pragmática de serviços de nuvem dá maiores benefícios a empresas, aponta pesquisa

Relatório da Netskope mostra que as empresas estão em três níveis diferentes de maturidade quando o assunto é nuvem.

De acordo com pesquisa da Netskope, empresa de segurança em nuvem, as empresas que adotam uma estratégia pragmática de serviços de nuvem orientada a usuários e unidades de negócios obtêm benefícios comerciais significativos em comparação às empresas que optam por abordagens de baixa granularidade. Apesar disso, apenas 21% das organizações adotaram esse tipo de abordagem.

MP de São Paulo migra e-mails de todos os servidores públicos do Estado para a nuvem

O relatório estabelece três estágios diferentes de maturidade das empresas em relação à segurança na nuvem: os “descobridores”, que implantam principalmente corretores de segurança de acesso à nuvem (CASBs) para descobrir e avaliar serviços de TI; os “controladores”, que aplicam políticas, processos e tecnologia CASB para usar os recursos e evitar perda de dados e ameaças; e os “facilitadores”, que estão bem cientes do uso de aplicativos pelo usuário, mas adotam uma abordagem diferente, permitindo com segurança o retorno de valor comercial que fornecem à organização.

De acordo com o relatório, 48% dos entrevistados foram classificados como descobridores, 31% como controladores e 21% como facilitadores. A Netskope diz que muitas organizações, incluindo os facilitadores, ainda têm trabalho a fazer para aproveitar as vantagens da nuvem. Outras descobertas importantes incluem:

  • A maturidade da segurança na nuvem pode afetar o desempenho financeiro: os “facilitadores” informaram que excederam suas expectativas de receita em 4,9% em média. Alternativamente, “controladores” e “descobridores” reportaram 3,6%, indicando que a obstrução do uso de serviços em nuvem pode afetar negativamente o desempenho financeiro.
  • O aumento da maturidade na segurança da nuvem leva a aumento na produtividade: quase metade dos “ativadores” relataram que os serviços em nuvem liderados pelo usuário tiveram um forte impacto positivo na produtividade. Apenas 17% dos “descobridores” e 23% dos “controladores” informaram o mesmo.
  • Um líder de nuvem pode acelerar a maturidade: enquanto quase dois terços dos entrevistados relataram que sua organização tinha um diretor de segurança da informação (CISO), apenas 23% indicaram que sua empresa tinha um arquiteto de segurança na nuvem. Os arquitetos não estão mergulhados apenas nas diferenças técnicas dos serviços em nuvem, mas também apreciam a agilidade comercial que os serviços. Os “facilitadores” têm duas vezes mais chances de empregar esses líderes do que outras organizações.

Do total de entrevistados da pesquisa global, feita pelo Enterprise Strategy Group, 88% trabalhavam em organizações com mais de 1 mil funcionários, enquanto 12% trabalhavam em empresas com 500 a 999 funcionários. Os entrevistados trabalharam em vários setores, incluindo manufatura, serviços financeiros, saúde, varejo e serviços comerciais, entre outros, de empresas espalhadas ao redor do mundo.

Newsletter

Inscreva-se para receber nossa newsletter semanal
com as principais notícias em primeira mão.


    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *