Modelo funciona como um registro de informações digitais que atua de forma descentralizada.
O Agibank está implantando o padrão de criptografia utilizada no Blockchain nas transações financeiras realizadas pelos canais digitais. Os elementos armazenados são distribuÃdos entre todos os pontos da rede, tornando-se quase impossÃvel apagar ou modificar as informações isoladamente.
Banco troca de nome e alinha estratégia para ser 100% digital
“Ao contrário dos Bancos tradicionais que investem altos valores em tokens fÃsicos, optamos por desenvolver internamente uma solução muito mais sustentável, moderna, prática que utiliza uma tecnologia de ponta. Estamos implantando um segundo fator de autenticação, desenvolvido internamente, utilizando o QRCode, para transações pelo internet banking e troca de chaves criptográficas para transações realizadas pelo aplicativo” explica Fernando Castro, CIO do Agibank.
Ao realizar uma transação no internet banking, a própria aplicação irá gerar um QRCode, que será capturado pelo aplicativo para autorização das transações. Quando se trata das operações realizadas no mobile, a autorização será realizada através de criptografia assimétrica com geração de par de chaves criptografadas para cada usuário.
Desta forma as transações realizadas através dos canais digitais serão assinadas digitalmente de forma transparente para o usuário.
“O QR Code já é uma tecnologia utilizada pelos nossos clientes que tem no seu aplicativo um meio de pagamento inovador. Agora também será utilizado para garantir ainda mais segurança nas transações, tudo na palma da mão e primando pela facilidade de uso aos nossos clientes”, destaca Castro.