A Oracle e a ONG Junior Achievement realizaram a 2ª edição do AI4Good, na qual 40 alunos da ETEC Paraisópolis, de São Paulo, com apoio de especialistas em Inteligência Artificial e programação, desenvolveram aplicativos de assistentes digitais para resolver temas da comunidade em dois pilares: educação e meio ambiente. A dinâmica ocorreu nos dias 10 e 11 de setembro nas instalações da Oracle, em São Paulo.
“Sem dúvida, a tecnologia desempenhará um papel importante nas profissões do futuro. As previsões indicam que até 2025, 60% dos empregos existentes serão novas ocupações. Na Oracle, queremos estimular o pensamento criativo e inspirar os mais jovens a estudar carreiras STEM. Com o AI4Good, queremos que os jovens desenvolvam novas habilidades e vejam a tecnologia como uma oportunidade para seu trabalho futuro, fornecemos a eles ferramentas tecnológicas que lhes permitem projetá-la e, ao mesmo tempo, gerar um impacto real em suas comunidades ”, disse Vanessa Scaburri, diretora de Cidadania Corporativa, Oracle América Latina.
Tecnologia em sala de aula prepara alunos para o futuro, dizem professores
“É uma excelente combinação da experiência educacional com a vivência de uma realidade corporativa. Os alunos saem encantados com essa atividade. É extremamente relevante para os seus futuros profissionais, pois passam a ser mais comprometidos com as aulas”, explica José Fernando Lino Santiago, coordenador do curso de informática da ETEC Paraisópolis.
Este ano, os alunos do ensino médio tiveram acesso a ferramentas de inteligência artificial para programar soluções mais complexas. Após um processo de seleção, o júri escolheu 3 equipes com as melhores ideias: “Duka”, “Lisse” e “Reciclabô” .
Além de serem os vencedores do Ai4Good, os alunos continuarão participando do Oracle Customer Innovation Lab, laborátório de inovação da empresa, pelos próximos três meses, tendo a oportunidade de refinar seus aplicativos com comandos de voz e toda a tecnologia Oracle para trazê-los à realidade, colocando-os em ação em escolas e comunidades e desencadear uma mudança relevante neles.
Na era da transformação digital, espera-se que os empregos que terão uma demanda crescente nos próximos anos sejam os vinculados ao setor STEM, como analistas de dados, cientistas, desenvolvedores de software e aplicativos; todos eles são significativamente baseados em tecnologia ou alimentados por ela. Nesse contexto, é importante que as instituições de ensino possam dar aos alunos novas habilidades para prepará-los para o trabalho do futuro.
O surgimento de novas tecnologias e o fenômeno da automação estão desafiando o mundo. De fato, de acordo com o relatório “O futuro dos empregos 2018” do Fórum Econômico Mundial, devido à automação, 133 milhões de novos empregos serão criados até 2022 no mundo. Essa transformação total exigirá novos profissionais com habilidades e competências digitais.
O AI4Good (anteriormente chamado de Chatbot For Good) é uma iniciativa que nasceu em 2017 para trazer estudantes com especialistas da Oracle para programar chatbots que permitem resolver problemas considerados urgentes em suas comunidades.
A Oracle implementa o programa em vários países da América Latina. Em breve, será realizado no Chile, Argentina e México, juntamente com a ONG Junior Achievement. Essa é uma das muitas atividades que a empresa realiza no âmbito de seu programa global de Cidadania Corporativa, que incentiva fortemente o voluntariado para conectar os funcionários da empresa às comunidades e contribuir para o desenvolvimento mútuo.
Participe das comunidades IPNews no Facebook, LinkedIn e Twitter e comente as nossas reportagens
1 Comment
Legal, belas palavras.