A Ambev, em parceria com a startup ManejeBem, está levando mais tecnologia às lavouras de lúpulo. A Intenção é aumentar o desempenho dos pequenos agricultores da cadeia produtiva de cerveja. O Projeto Fazenda Santa Catarina começou em 2020, com a agricultura familiar do estado sulista, que utilizam a plataforma da ManejeBem para se conectar com especialistas e tere assistência técnica na produção da planta.
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Segundo a Ambev, os produtores já são beneficiados com as mudas da flor, infraestrutura, auxílio técnico e contrato de compra do ingrediente. A plataforma apresenta dicas sobre como plantar e colher, auxilia no planejamento da safra do ano e contabiliza os resultados esperados com aquela plantação, considerando indicadores sociais, ambientais e agronômicos. Além disso, com a ferramenta, os agricultores passam a contar com relatórios de gestão do negócio todos os meses.
“Estamos lidando com o desenvolvimento de um insumo que, até pouco tempo, era desacreditado de ser produzido com qualidade no Brasil. A Fazenda Santa Catarina vem conectando os principais atores do cenário do lúpulo nacional (Aprolúpulo, Secretaria da Agricultura, EPAGRI e universidades), que vêm sendo responsáveis pelo desenvolvimento da cultura”, afirma Felipe Sommer, coordenador do Projeto Fazenda Santa Catarina da Ambev.
“Com essa nova plataforma tecnológica, conseguiremos levar todo esse conhecimento para os nossos produtores no campo para que eles tenham resultados cada vez melhores e que as boas práticas sejam compartilhadas”, conta.
Legado para o ecossistema cervejeiro
Ao longo de um ano e meio, o Projeto Fazenda Santa Catarina trouxe quatro variedades de lúpulo para o país e, após testes de manejo e avaliação do potencial agronômico, começou a produção e doação de mudas para os produtores. Todo o lúpulo produzido foi utilizado na produção de novas cervejas, como a Green Belly, a Brazilian Blonde Ale, e a TodaNossa. Para os próximos anos, o projeto espera impactar cerca de 200 famílias.
A parceria entre a Ambev e ManejeBem tem rendido bons frutos. O piloto entre as empresas começou com o Projeto Roots, que estimula o uso de matéria-prima local para o desenvolvimento de novas cervejas, em estados como Maranhão, Ceará, Pernambuco, Piauí e Goiás. Com o impacto positivo do projeto frente às famílias participantes, que cresceu 250% desde sua criação, a companhia trouxe o mesmo modelo de atuação da startup agora para a região Sul do país.
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