Estudo da CVA Solutions mede a posição competitiva dos principais varejistas no e-commerce.
O varejo online no Brasil crescerá continuamente se oferecer preços cada vez mais competitivos, logística eficiente e um mix de produtos e serviços que aumente a frequência de compras do consumidor. Estas são as recomendações da CVA Solutions, empresa de pesquisa de mercado e consultoria, depois de estudo inédito realizado com 5.861 consumidores de todo o País.
Quando indagados sobre quais produtos costumam comprar pela internet, 68,5% apontaram os Eletrônicos, 67,9% Informática, 46,5% telefones celulares, 45,9% eletrodomésticos, 45,8% livros e revistas, 43,5% CDs e DVDs. Outras categorias aparecem com menos citações.
“O varejo online pode crescer de forma sustentável se oferecer preços competitivos, logística eficiente, cartão de crédito e parcelamento competitivos, serviços inteligentes e um mix de produtos e serviços que atraia mais o consumidor”, afirma Sandro Cimatti, diretor da CVA Solutions.
O estudo da CVA tem por objetivo entender a estrutura de Valor Percebido (custo-benefício percebido) no mercado, a partir do ponto de vista do consumidor, além de medir a posição competitiva dos principais varejistas e diagnosticar possibilidades de criação de vantagem competitiva sustentável.
Valor Percebido
O melhor Valor Percebido (custo-benefício percebido pelos clientes) foi atribuído à Ultrafarma com 1,05. Em seguida, aparecem com 1,03 a Shoptime, eFacil, Kabum e Sacks.
O estudo da CVA mostra também porque o consumidor concentra suas compras em determinado estabelecimento. ‘Preços atraentes’ e ‘Entrega no prazo’ foram as principais razões apontadas pelos clientes da Ultrafarma.
Força da Marca
No ranking de Atratividade Líquida – que mede a capacidade do varejista atrair clientes, e é o resultado da atração menos a rejeição avaliada por clientes e não clientes – a primeira colocada é a Americanas com 17%, seguida do Submarino com 16,9% e do Walmart com 5,3%. Em quarto lugar aparece a Saraiva com 5% e, em quinto, a Compra Fácil com 4,1%.
Entre os motivos de maior atração apontados pelos entrevistados para a Americanas e Submarino está ‘Fácil de Navegar’. ‘Preços Atraentes’ é a razão apontada pelos clientes do Walmart e do Compra Fácil. Já a Saraiva se destacou em ‘Entrega no Prazo’.
Apesar do destaque, a Americanas teve pior avaliação no item ‘Entrega no Prazo Combinado’.