Análise Setorial

Americanas e Ultrafarma são destaques no varejo online

Estudo da CVA Solutions mede a posição competitiva dos principais varejistas no e-commerce.

 

O varejo online no Brasil crescerá continuamente se oferecer preços cada vez mais competitivos, logística eficiente e um mix de produtos e serviços que aumente a frequência de compras do consumidor. Estas são as recomendações da CVA Solutions, empresa de pesquisa de mercado e consultoria,  depois de estudo inédito realizado com 5.861 consumidores de todo o País.

Quando indagados sobre quais produtos costumam comprar pela internet, 68,5% apontaram os Eletrônicos, 67,9% Informática, 46,5% telefones celulares, 45,9% eletrodomésticos, 45,8% livros e revistas, 43,5% CDs e DVDs. Outras categorias aparecem com menos citações.

“O varejo online pode crescer de forma sustentável se oferecer preços competitivos, logística eficiente, cartão de crédito e parcelamento competitivos, serviços inteligentes e um mix de produtos e serviços que atraia mais o consumidor”,  afirma Sandro Cimatti, diretor da CVA Solutions.

O estudo da CVA tem por objetivo entender a estrutura de Valor Percebido (custo-benefício percebido) no mercado, a partir do ponto de vista do consumidor, além de medir a posição competitiva dos principais varejistas e diagnosticar possibilidades de criação de vantagem competitiva sustentável.

Valor Percebido

O melhor Valor Percebido (custo-benefício percebido pelos clientes) foi atribuído à Ultrafarma com 1,05.  Em seguida, aparecem com 1,03 a Shoptime, eFacil, Kabum e Sacks.

O estudo da CVA mostra também porque o consumidor concentra suas compras em determinado estabelecimento. ‘Preços atraentes’ e ‘Entrega no prazo’ foram as principais razões apontadas pelos clientes da Ultrafarma.

Força da Marca

No ranking de Atratividade Líquida – que mede a capacidade do varejista atrair clientes, e é o resultado da atração menos a rejeição avaliada por clientes e não clientes – a primeira colocada é a Americanas com 17%, seguida do Submarino com 16,9% e do Walmart com 5,3%. Em quarto lugar aparece a Saraiva com 5% e, em quinto, a Compra Fácil com 4,1%.

Entre os motivos de maior atração apontados pelos entrevistados para a Americanas e Submarino está ‘Fácil de Navegar’. ‘Preços Atraentes’ é a razão apontada pelos clientes do Walmart e do Compra Fácil. Já a Saraiva se destacou em ‘Entrega no Prazo’.

Apesar do destaque, a Americanas teve pior avaliação no item ‘Entrega no Prazo Combinado’.

 

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