
A MicroStrategy Incorporated, fornecedora de software de analytics, acaba de divulgar o relatório 10 Enterprise Analytics Trends To Watch In 2020, que visa trazer as melhores práticas em tecnologias analíticas e inteligência de negócios. Feito em colaboração com analistas das principais consultorias, como Forrester e IDC, o documento destaca tendências e suas percepções que cobrem a inteligência artificial e tecnologia móvel.
1. Deep learning oferece uma vantagem competitiva
“Em 2020, os holofotes no que tange deep learning estarão voltados para a relação entre saber e fazer. Não é mais apenas uma palavra da moda, o advento pragmático do Deep Learning para prever e entender o comportamento humano configura-se como uma tempestade disruptiva em como as empresas empregarão a inteligência contra seus concorrentes”, aponta Frank Bernhard, diretor de dados e autor de “SHAPE-Digital Strategy by Data and Analytics”.
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2. AutoML melhora o ROI das iniciativas de ciência de dados
“O machine learning é uma das tecnologias de mais rápida evolução nos últimos anos, e a demanda por seu desenvolvimento aumentou exponencialmente. Esse rápido crescimento, criou uma demanda por modelos prontos para uso que possam ser aplicados com facilidade e sem conhecimento de especialistas”, diz Marcus Borba, fundador e consultor principal da Borba Consulting.
3. O gráfico semântico se torna fundamental para agregar valor aos negócios
“O gráfico semântico tornar-se-á a espinha dorsal que suporta Data e Analytics em um cenário de dados que muda constantemente. As organizações que não usam um gráfico semântico correm o risco de ver o ROI relacionado às análises cair devido à complexidade crescente e aos custos organizacionais resultantes”, afirma Roxane Edjlali, diretora sênior de gerenciamento de produtos da MicroStrategy e ex-analista do Gartner.
4. A visão humana torne-se ainda mais importante à medida que o volume de dados aumenta
“À medida que mais e mais pessoas sentem-se à vontade trabalhando com dados, eles também devem familiarizar-se com a etnografia dos mesmos ou com o estudo dos pontos aos quais se relacionam, o contexto em que foram coletados e o entendimento de que o dado sozinho não traz um cenário completo da situação”, diz Chandana Gopal, diretora de Pesquisa da IDC.
5. A nova geração de Embeeded Analytics acelera o tempo e obtenção de insights
“A análise concisa fornecida no contexto de aplicativos e interfaces específicos acelera a tomada de decisões. Esse estilo de incorporação e a curadoria de análises concisas e contextuais podem levar mais tempo, e com os avanços, incluindo métodos de desenvolvimento no-code e low-code, estamos vendo uma adoção crescente da próxima geração de Embeeded Analytics”, aponta Doug Henschen, vice-presidente e analista principal da Constellation Research.
6. A necessidade de combinar fontes de dados continua a crescer
“Esperamos ver um foco contínuo na diversidade de dados. As organizações raramente têm uma plataforma única e padronizada de Data e Analytics , e várias ferramentas são usadas para acessar os dados. A necessidade de combinar essas fontes de dados só continuará crescendo”, diz David Menninger, vice-presidente sênior e diretor de pesquisa da Ventana Research.
7. Habilidades orientadas a dados tornam-se um requisito nas companhias
“As empresas precisarão focar sua atenção não apenas nos esforços de recrutamento para de pessoas com fortes habilidades analíticas, mas também na educação, na qualificação e no aprimoramento dos funcionários atuais, à medida que a necessidade de tomada de decisão baseada em dados só aumenta – e a escassez de talentos também”, afirma- Hugh Owen, vice-presidente executivo de educação mundial da MicroStrategy.
8. AI é real e está pronta
“No próximo ano, mais desses CDAOs e CIOs confiantes garantirão que as equipes de ciência de dados tenham o que precisam para serem eficientes, e para que possam gastar 70%, 80% ou 90% de seu tempo realmente criando modelos de AI para serem implementados”, diz o estudo “Previsões 2020: Inteligência Artificial – É hora de transformar o artificial em realidade”, publicado pela Forrester em outubro de 2019.
9. A inteligência móvel evolui para 2020 e além
“Metade das organizações vai reavaliar o uso de dispositivos móveis e concluirá que sua tecnologia não atende adequadamente às necessidades de seus funcionários, levando-os a examinar uma nova geração de aplicativos móveis que permitem uma melhor experiência de trabalho e uma conectividade muito mais eficaz para o restante da organização e para os clientes”, acredita Mark Smith, CEO e diretor de Pesquisa da Ventana Research.
10. O futuro do Experience Management é potencializado pela AI
“À medida que os aplicativos são decompostos pelo processo de negócios para headless microservices, a automação e a inteligência irão desempenhar um importante papel na criação de personalização e eficiência em massa e em escala. A ‘empresa inteligente’ levará o contexto e o Data Analytics para impulsionar suas próximas ações”, diz Ray Wang, fundador e analista principal da Constellation Research.
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