Serão feitas 200 mil entrevistas por telefone.
A Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) iniciou nesta segunda-feira (6) uma pesquisa nacional cujo objetivo é conhecer a opinião dos consumidores a respeito dos serviços de telecomunicações no País, principalmente TV por assinatura, telefonia fixa e telefonia móvel.
Serão feitas mais de 200 mil entrevistas por telefone e 12 mil presenciais (essas últimas relativas aos telefones públicos). Os consumidores darão notas aos itens relativos aos serviços, como eficiência dos canais de atendimento das prestadoras, clareza das informações, qualidade das ligações e transmissões, frequência de interrupções e cobertura. A Anatel informa que, durante a realização das pesquisas, não serão exigidos dados sigilosos, como senhas, números de CPF, carteira de identidade, contas bancárias ou cartões de crédito.
Segundo a Agência, o objetivo é avaliar a prestação dos serviços e a satisfação dos consumidores. Com base nesses dados, a Anatel pretende adotar medidas que “venham ao encontro das demandas da sociedade no setor de telecomunicações”. A partir das opiniões recolhidas as regulamentações do setor podem ser aprimoradas, por exemplo, ou alterados os procedimentos de fiscalização.
Na telefonia fixa, serão entrevistados usuários da CTBC, Embratel, GVT, Oi, Sercomtel e Telefônica. Na móvel, Claro, CTBC, Oi, Sercomtel, Tim e Vivo. No caso da TV por assinatura, serão pesquisados os assinantes das 103 principais prestadoras do serviço que atuam no País.
A pesquisa faz parte do Plano Geral de Atualização da Regulamentação das Telecomunicações no Brasil (PGR), estabelecido pela Anatel e que possui metas de curto, médio e longo prazos.