Negócios

Ao anunciar encerramento da produção no Brasil, Ford informa que vai intensificar a importação de modelos conectados e eletrificados

A Ford anunciou nesta segunda-feira, 11/01, que vai encerrar as atividades produtivas no Brasil. No mesmo anúncio, a empresa informou também que pretende acelerar o lançamento de diversos novos modelos conectados e eletrificados.

 

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De acordo com comunicado da empresa, “a pandemia de Covid-19 amplificou a persistente capacidade industrial ociosa e a queda nas vendas, que resultaram em anos de perdas significativas”.

A produção será encerrada imediatamente em Camaçari e Taubaté, mantendo-se apenas a fabricação de peças por alguns meses para garantir disponibilidade dos estoques de pós-venda. A fábrica da Troller, em Horizonte, continuará operando até o quarto trimestre de 2021. As vendas do EcoSport e do Ka serão encerradas assim que terminarem os estoques.

A montadora diz que seguirá importando no Brasil utilitários esportivos, picapes, como a Ranger, e veículos comerciais de fábricas da Argentina, Uruguai e outras origens, mantendo “assistência total” ao consumidor brasileiro com operações de vendas, serviços, peças de reposição e garantia. Informou ainda que planeja acelerar o lançamento de diversos novos modelos conectados e eletrificados.

No final de dezembro, a empresa anunciou que a Spin, unidade de micromobilidade que opera com patinetes elétricos em cidades e universidades dos Estados Unidos e Europa, firmou uma parceria exclusiva com a Drover AI, empresa especializada em soluções de internet das coisas baseadas em inteligência artificial para o transporte de última milha.

O objetivo é incorporar a tecnologia de aprendizado de máquina da Drover AI, chamada PathPilot, aos patinetes elétricos para poderem monitorar o ambiente em tempo real e ajudar o condutor a tomar decisões seguras.

A tecnologia será oferecida na próxima geração da plataforma de monitoramento da Spin, chamada Spin Insight Level 2, em cidades dos Estados Unidos, Reino Unido e outras regiões do mundo em 2021.

Além de detectar rodagem e estacionamento indevido nas calçadas com mais de 95% de precisão, ela terá sistemas de detecção de direção errada e colisão frontal e monitoramento avançado para aumentar a vida útil do veículo baseado em aprendizado de máquina.

Como os sistemas avançados de assistência ao motorista, que ajudam os automóveis a estacionar, frear e se manter na faixa, a nova plataforma combina câmera, vários sensores e inteligência artificial para criar uma experiência mais segura para passageiros e pedestres.

Como o uso de patinetes nas calçadas é proibido na maioria das cidades, a plataforma poderá ajudar no cumprimento das normas locais e também a identificar congestionamentos e áreas que necessitam de melhorias na infraestrutura.

A plataforma atual, chamada Spin Insight Level 1, foi lançada em 2017 e já oferece recursos como: controle dinâmico de velocidade máxima, detecção de zona restrita, suporte de estacionamento, detecção de tombamento e roubo, além de monitoramento da bateria, motor e sistemas de controle do veículo.

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