Os pagamentos por aproximação estão se tornando cada vez mais populares, principalmente nos últimos meses, possivelmente em decorrência das mudanças de hábito dos consumidores aceleradas pela pandemia. A ABECS, associação que representa as empresas de meios eletrônicos de pagamentos, estima que no primeiro trimestre de 2021 houve um aumento de 372% na utilização desse método, em comparação com o mesmo período do ano passado.
Para tornar essa tecnologia mais acessível, a fintech JUSTA e a Elo, parceiras de longa data, integraram alguns de seus produtos disponíveis para possibilitar o pagamento por aproximação sem a necessidade de uma maquininha.
Para os comerciantes, a tecnologia “Tap On Phone” funciona em smartphones ou tablets com Android e suporte para NFC (Near Field Communication, na sigla em inglês), tecnologia de comunicação sem fio que opera com a aproximação de dois dispositivos, necessitando de uma conexão com a internet e sistema operacional Android 9 Pie ou superior.
O consumidor conseguirá efetuar o pagamento por meio dos cartões Elo ou celulares que possuam NFC e utilizem os serviços do Google Pay ou Apple Pay. Quando finalizada a transação, ainda é possível emitir um comprovante de venda, compartilhado via SMS ou e-mail.
Uma das maiores vantagens oferecidas por essa tecnologia é a independência das máquinas utilizadas no mercado, uma vez que o comerciante pode simplesmente usar seu celular para efetuar as vendas.
“Além disso, podemos fazer com que os comerciantes recebam seus pagamentos com taxas mais justas, uma vez que iremos melhorar o processo com uma tecnologia mais atualizada, diminuindo cada vez mais as dependências usadas pelo mercado financeiro em relação aos sistemas herdados dos grandes bancos”, reforça Felipe Bonezi, head de tecnologia e produtos da fintech JUSTA.
Para os clientes da fintech JUSTA, essa funcionalidade está disponível no app Conta Justa.
Participe das comunidades IPNews no Facebook, LinkedIn e Twitter.