Akna

Aplicativo facilita a declaração de imposto de renda

Startup reúne várias soluções que descomplicam a vida do contribuinte.

Os tempos modernos também chegaram à declaração do Imposto de Renda, cuja entrega termina no próximo dia 30 de abril.  Trata-se do IRPronto, um aplicativo para cálculo fiscal, desenvolvido pela startup, Lion Tax, que chega com o objetivo de descomplicar a vida do contribuinte.

O processo é simples: primeiro é preciso se cadastrar, depois o sistema identifica a complexidade do imposto e indica custo e preparo da declaração. Todas as informações e documentos fiscais são importados por meio de plataforma segura, evitando trocas exaustivas de e-mails e perda de informação. O imposto é preparado em pouco tempo, os dados são revisados e aprovados pelo declarante, que depois envia para Receita Federal.

Outro aplicativo, que complementa o IRPronto é o Carnê Lion, que realiza cálculos de impostos de um jeito fácil e rápido todos os meses. A solução calcula o imposto de renda até sobre a renda em moeda estrangeira, como Dólar, Euro, Pesos, Iene, Yuan Renminbi. É possível ainda incluir rendimentos e recibos, emitir DARFs, fazer pagamentos e arquivar recibos.

“Os aplicativos são ferramentas práticas, eficientes, intuitivas, confiáveis e completas”, afirma Pamela Borges, fundadora da startup, que conquistou o segundo lugar no Desafio #EmpreendaFAAP 2015. O concurso de ideias, projetos e empresas é realizado por meio da parceria da Fundação Armando Alvares Penteado (FAAP) e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de São Paulo (Sebrae-SP).

A ideia da startup, segundo Pamela, surgiu da necessidade do mercado. O Brasil é carente de soluções para pessoas físicas na área tributária. Além disso, as informações que existem são diversas, superficiais e complexas. “Acreditamos que a educação fiscal é fator primordial para o orçamento financeiro das famílias brasileiras e para conscientização social e política”, assegura Pamela, ex-aluna do curso de Administração da FAAP.

A empresa ainda oferece um serviço permanente de consultoria online para dúvidas a respeito de impostos sobre vendas de imóveis, heranças ou investimentos em criptomoedas. Um outro aplicativo também ajuda profissionais que viajam ao exterior a trabalho, expatriados e executivos a manterem em dia calendários de viagens e terem total controle sobre residências fiscais

 

Compartilhe: