Solução permite navegar no smartphone por comando de voz.
Com dois meses de lançamento, o app móvel para deficientes visuais, Alcance, desenvolvido pelo CPqD, chegou a mil downloads no Google Play. O sistema utiliza recurso de narração automática para facilitar o acesso do usuário às funções dos smartphones.
CPqD é premiado por solução para deficientes visuais em smartphones
O app mostra as funções do aparelho na forma de ícones na tela e, ao deslizar o dedo, a aplicação informa a função da área. Com mais um toque, o usuário pode realizar e receber ligações, enviar e receber mensagens de texto (SMS), consultar o histórico de ligações, o nível de bateria, a data e hora e a lista de contatos telefônicos. Além dessas funções básicas, a ferramenta permite identificar despertador, recursos de localização e auxílio ao deslocamento, tocador de música e leitor de arquivos de texto.
“Esse número de downloads, em tão curto período, é um indicador importante, que mostra que o CPqD Alcance veio atender à necessidade desse público”, afirma Graziela Barros, gerente de produto no CPqD. “Com o CPqD Alcance, o deficiente visual passa a dispor de uma ferramenta que torna possível o uso de um smartphone touchscreen, que não tem a facilidade do teclado”, e acrescenta que a intenção é facilitar o uso dos principais recursos do smartphone, dando mais autonomia e privacidade ao deficiência visual.
A aplicação é resultado do Projeto VozMóvel, desenvolvido pelo Centro de Pesquisa em parceria com o Centro de Prevenção à Cegueira (CPC) de Americana (SP), e tem apoio do Funttel (Fundo para o Desenvolvimento Tecnológico das Telecomunicações), do Ministério das Comunicações.
O download está disponível no link: http://goo.gl/WPlxMx