Banda LargaEspeciais

APRONET: apesar dos avanços, SC reúne 1 milhão de pessoas sem internet

Deputado Estadual Marcos Vieira ressalta a necessidade de fazer o poder público avançar.

 

Mais uma palestra marcou um dos mais aguardados eventos do ano no campo da internet e telecom, o CAP24, realizado pela Apronet. O encontro iniciou na manhã desta quinta-feira com diversas discussões. O tema “Santa Catarina, um gigante conectado” foi abordado pelo Deputado Estadual Marcos Vieira.

 

Santa Catarina destaca-se cada vez mais no cenário mundial. Comprovadamente, o estado, apesar de ter apenas 1,1% do território nacional, abriga 3,4% da população. É o maior exportador de aves do Brasil e também o primeiro maior destino de exportação do país. O Deputado enfatizou: “Temos aqui em Santa Catarina empresas consideradas multinacionais, como, por exemplo, a WEG, que é uma das maiores fabricantes de motores elétricos do mundo inteiro. Este é o estado que caminha para o desenvolvimento, sustentado em um tripé muito importante: Infraestrutura, energia e tecnologia”, disse.

Sobre os principais desafios para esse avanço ser ainda maior, o deputado ressaltou a necessidade de fazer o poder público avançar. “Infelizmente, não avança com tanta rapidez quanto a iniciativa privada. O estado de Santa Catarina se desenvolveu, está produzindo, exportando, com um PIB maior do que o do Uruguai, Paraguai e Bolívia juntos. Mas infelizmente, o poder público ficou parado. E aí, o que acontece? Infraestrutura ruim de rodovias, principalmente as estaduais. Então, é um sistema muito precário que precisa melhorar.”

1 milhão de pessoas sem internet

“Infelizmente, ainda temos 1 milhão de catarinenses que estão no total apagão da internet. Temos excelentes empresas que são provedores de internet em Santa Catarina e que oferecem serviços extraordinários. Mas precisamos avançar e atingir 100% do território”, acrescentou.

Um exemplo citado pelo deputado foi que se você estiver no alto da Serra do Corvo Branco, que é um dos maiores monumentos naturais do mundo inteiro, e tirar uma foto para publicar instantaneamente, não consegue porque não há internet. “É nesse estágio que precisamos chegar lá. Da mesma forma, em certos lugares da Serra do Rio do Rastro, como mencionei, e em Saudades de Quilombo, não há internet. Então, precisamos avançar, avançar dentro do território catarinense para que possamos, de qualquer ponto do estado, usar um telefone celular e ter a internet disponível para divulgar instantaneamente para o mundo inteiro aquilo que estamos fazendo”, explicou.

Ecossistema tecnológico

Santa Catarina destaca-se como um polo tecnológico em ascensão, conforme revelado pelo Tech Report 2020 da ACATE e Neoway. Com um impressionante aumento de 11,8% no número de empresas de tecnologia entre 2018 e 2019, o estado consolida-se como um atrativo para startups e multinacionais.

O ecossistema tecnológico catarinense assume a 4ª posição no país em faturamento, superando Minas Gerais e Rio de Janeiro. Com 12.138 empresas em 2019, representando um crescimento de 7,7%, Santa Catarina ocupa o sexto lugar em número de empresas no Brasil.

Destacando-se pela produtividade, com média de quase R$80 mil por trabalhador (a segunda maior do país), a tecnologia em Santa Catarina contribuiu para a criação de 3,5 mil novos postos de trabalho em 2019.

As mesorregiões do estado exibem distinções significativas, com a Grande Florianópolis liderando com mais de 32% do total de empresas de tecnologia, seguida pelo Vale do Itajaí (27,4%), região Norte (18,7%), e Oeste Catarinense (mais de 10%). Florianópolis destaca-se nacionalmente, com 5 empresas de tecnologia para cada mil habitantes, seguida por Blumenau (5ª posição) e Joinville (10ª posição).

Participe das comunidades IPNews no InstagramFacebook, LinkedIn Twitter.

Newsletter

Inscreva-se para receber nossa newsletter semanal
com as principais notícias em primeira mão.


    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *