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Artigo: Quatro maneiras de aumentar a competitividade com BI

*Por Douglas Scheibler

Melhorar operação, processos, ambientes, gestão, embasamento para decisões, alavancar resultados e ampliar market share. Os ingredientes básicos do ganho de competitividade, que cabem para toda empresa, têm consenso quando tange à TI: estudo do Gartner realizado com 3 mil CIOs mostra que tais itens são primordiais na estratégia de negócios, e que o suporte tecnológico nesta instância passa pelo Business Intelligence.

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Para os entrevistados, o BI é a primeira opção quando se trata de galgar diferenciação e tornar o negócio mais competitivo, especialmente pelo aprofundamento trazido ao conhecimento de dados, recursos e capacidades internas, um conjunto de ferramentas que podem ser usados na melhoria de processos, serviços e produtos.

Este cenário pode ser alcançado com base em alguns passos. Aqui, reuni alguns destes steps principais para garantir que o BI impulsione a competitividade empresarial.

  1. Medir o progresso

BI ajuda a criar métricas de performance (os chamados KPIs) para os diferentes setores de uma companhia. Isso pode ser feito a partir de inúmeros fatores, tais como tempo, custo, recursos utilizados, escopo, qualidade e ações. Assim é possível acompanhar diversas tarefas ou projetos e observar se eles estão entregando os resultados esperados, ajustando o que for necessário caso estejam aquém do desejado ou com falhas em sua execução.

  1. Criar benchmarks

Para uma empresa que busca a excelência e alta competitividade no mercado, estar em linha com as melhores práticas adotadas na indústria é um diferencial – essa comparação em busca de melhorias é o chamado benchmarking. Com base nisso, o uso do BI pode auxiliar empresas a colocar sua operação acima da média em comparação com seus concorrentes, ganhando em questões como agilidade de processos, produção e redução de custos. Além disso, o benchmarking pode ajudar a identificar empresas que podem ser uma ameaça, analisando seus pontos fortes e como sua companhia pode acirrar a competição e melhorar internamente.

  1. Melhorar a gestão e aplicação dos dados

Hoje uma empresa que não tem um domínio aprofundado de seus dados está em sérios apuros. Quanto maior a empresa, mais complexo pode ser este trabalho, em meio a diversos sistemas, informações legadas e outras complicações. Entretanto, o uso do BI pode facilitar este trabalho, gerenciando e organizando seus dados, permitindo acesso a informações e registros de qualquer data com maior eficiência. Além disso, uma estratégia bem implementada de BI para seus dados é uma garantia para um futuro mais sustentado de sua operação.

  1. Promover a colaboração interna

Antes do surgimento de sistemas de gestão (ERPs) ou ferramentas de BI, era comum as empresas vivenciarem um distanciamento entre seus departamentos, com pouca ou nenhuma integração e colaboração. Com isso, o armazenamento de informações e a gestão destas ficavam em silos e as companhias perdiam a capacidade de tomar decisões estratégicas baseadas no cruzamento e análise de dados de forma interdisciplinar.

Com o BI, isso muda e a informação corporativa passa a circular e a ser compilada de forma horizontal. Ao analisar dados de maneira interdisciplinar, entre os departamentos, a empresa pode ver como cada setor gera efeitos em outros, propondo melhorias de forma muito mais abrangente.

Integração, colaboração, decisão. Itens que dão poder de fogo para o crescimento das organizações, alavancando a competitividade.

*Douglas Scheibler é CEO da BIMachine.

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