Previsão da Pyramid inclui mercados emergentes.
As assinaturas de serviços LTE na Ásia e Pacífico vão superar todas as outras regiões do mundo em 2014, segundo relatório divulgado na segunda-feira (11) pela Pyramid Research. O Japão e a China serão os líderes regionais, já que nesses países a tecnologia terá mais tempo para ganhar escala.
“As redes LTE vão apresentar forte crescimento na Ásia e Pacífico, tanto em mercados desenvolvidos e como emergentes, devido a uma combinação de custos e concorrência que aumentarão exponencialmente o uso de dados por parte dos consumidores”, diz a analista da Pyramid Emily Smith.
A tecnologia LTE será implantada primeiro em mercados desenvolvidos, onde mais clientes estão dispostos a pagar por um serviço melhor. Implementações em grande escala nos mercados emergentes devem esperar os custos de equipamentos, dispositivos e aparelhos diminuirem.
“Embora o potencial de participação da LTE em países emergentes nos próximos cinco anos seja limitada, devido à sua enorme população, a Pyramid espera que eles captem mais de metade do mercado LTE na Ásia e Pacífico até o fim de 2016”, diz Smith.