No VoIP Meeting SP, diretor de marketing de soluções do CPqD, Francisco Moreto, fala sobre expectativas mundiais sobre o conceito.
Estudos sobre o MVNO estimam que ao final de 2010 o mundo terá quase 5 bilhões de celulares, sendo que cerca de 2%, aproximadamente 110 milhões, serão MVNOs. Parece pouco, mas sua taxa de crescimento anual nos últimos anos tem flutuado na casa dos 20%. O crescimento do MVNOs será tema da palestra de Francisco Moreto, Diretor de Marketing de Soluções da CPqD, que acontecerá no próximo dia 25 no VoIP Meeting.
Na palestra serão abordados outros temas envolvendo MVNO, além de dados como a estimativa que em 2015 serão mais de 200 milhões. Embora o modelo já esteja maduro na Europa e EUA, está apenas começando nos países em desenvolvimento como o Brasil.
Por aqui, embora a Consulta Pública 050 já esteja quase completando um ano, a Anatel está prestes a aprovar o texto que regula a exploração desse tipo de serviço.
Visto por um ângulo positivo, o ambiente MVNO pode ser uma oportunidade para as operadoras móveis aumentarem a eficiência de uso de suas capacidades. Se assim for o entendimento, elas poderão estimular a entrada de empresas mais eficientes em lidar com mercados de nicho ou de comportamento mais específico.
Nesse contexto, a palestra irá mostrar tópicos como os conceitos e definições de MVNO, Atores e a Cadeia de Valor típica, Tipos de MVNOs, exemplos em mercados maduros, Consulta Pública 050 da Anatel e as tendência de negócios no mercado brasileiro.