Primeiros aparelhos devem ser fabricados pela Motorola, HTC e Samsung Electronics.
A AT&T anunciou que lançará em 2011 quatro vezes mais smartphones do que no ano anterior, com forte apoio ao software do Google, o que destaca o quanto é urgente seu esforço para reduzir a dependência da companhia com relação ao iPhone, da Apple.
A operadora de telefonia móvel, operadora exclusiva do iPhone desde 2007, deve passar a enfrentar competição no começo deste ano com a Verizon Wireless, uma rival de maior porte que provavelmente começará a vender o popular modelo da Apple.
Executivos da AT&T anunciaram na última quarta-feira (5) que a operadora apresentaria 20 modelos de smartphones de alta velocidade em 2011, uma dúzia dos quais acionados pelo Google Android. Os primeiros desses aparelhos serão fabricados pela Motorola, HTC e Samsung Electronics.
A segunda maior operadora de telefonia móvel dos Estados Unidos também anunciou que venderia um computador tablet da Motorola, mas sem detalhes.
Para Ralph de la Vega, presidente e diretor geral de mobilidade da AT&T, depois de "um bom quarto trimestre", com "retomada sazonal de demanda", vê 2011 como ano forte para as vendas de smartphones, que ele planeja estimular com atualizações que elevarão a velocidade da rede da companhia.
* com informações da Reuters