Análise Setorial

Atento cria Diretoria Executiva de Estratégia e Soluções

Regis Noronha, da Atento

Regis Noronha, da Atento

Regis Noronha, diretor executivo da nova área, fala ao Portal Meta-Análise sobre os objetivos da nova Diretoria e os desafios e tendências do setor de contact center.

A Atento Brasil anunciou a criação de uma nova área, a Diretoria Executiva de Estratégia e Soluções, que será comandada pelo diretor executivo Regis Noronha e terá como pilares quatro pontos: Produtos; Planejamento Estratégico; Gestão do Conhecimento; Marca e Relações com a Imprensa.

Presente na companhia em sua criação no País, Noronha retornou à Atento em 2008 como diretor responsável pelo Desenvolvimento de Negócios. Agora, no novo cargo, o executivo contribuirá com o desenvolvimento de planos de mercado alinhado às ações de marca e relações com a imprensa, com o intuito de reforçar o posicionamento da companhia no setor.

Em entrevista exclusiva para o Meta-Análise, Noronha fala sobre os objetivos da nova diretoria, as expectativas da Atento para 2009 e os desafios e tendências do setor de contact center.

Meta-Análise: Por que a Atento criou uma Diretoria Executiva de Estratégia e Soluções?

Regis Noronha: O objetivo da Atento Brasil foi estruturar a companhia para um novo modelo de gestão de negócios, no qual oferecerá, além dos serviços já conhecidos, soluções que agreguem, ainda mais, junto aos processos de negócios dos clientes.

Meta-Análise: Quais serão as atribuições da nova diretoria?

Regis Noronha: Apoiar a empresa no desenvolvimento de planos de mercado mais consistentes baseados na estratégia de diferenciação da empresa, alinhando as ações de marca/imprensa, o desenvolvimento de produtos, e a gestão do conhecimento, reforçando assim, nosso posicionamento no mercado.

Meta-Análise: Como você vê a relação entre os quatro pilares da nova área: Produtos; Planejamento Estratégico; Gestão do Conhecimento; Marca e Relações com a Imprensa?

Regis Noronha: Os quatro pilares foram especialmente agregados nesta diretoria por se tratarem de áreas que vão impulsionar o desenvolvimento e o posicionamento da Atento no mercado. Sendo assim, a área de Gestão do Conhecimento é vital para o levantamento de todas as informações, dados que servirão de base para delinear o Planejamento Estratégico da companhia, que conseqüentemente avaliará o desenvolvimento de Produtos personalizados para as necessidades dos clientes, que serão comunicados por meio de ações específicas de Relações com a Imprensa e a Marca aos públicos-alvo em questão.

Meta-Análise: Por que a empresa decidiu focar também nas Relações com a Imprensa?

Regis Noronha: A área de Relações com a Imprensa surgiu na Atento Brasil há cerca de quatro anos, com a missão de auxiliar na construção e no fortalecimento da marca junto ao mercado, formadores de opinião e públicos-alvo específicos para a companhia. Diferente de outras empresas do grupo, a área foi implantada internamente sob o comando de uma gerência e equipe altamente qualificada, que planeja toda comunicação externa e institucional da Atento com o mercado (divulgação editorial) e faz o intermédio de relacionamento entre a empresa e a imprensa, além de ser responsável pelo gerenciamento de eventuais crises de imagem da companhia.

Meta-Análise: Quais os planos de mercado da Atento para o Brasil em 2009?

Regis Noronha: A Atento Brasil pretende aprofundar ainda mais a relação com os seus clientes. Para isso, vem investindo no desenvolvimento de soluções que atendam as necessidades dentro da cadeia de valor de cada companhia. Nosso objetivo é nos tornarmos cada vez mais parceiros de negócios, consultores capazes de apresentar ferramentas que auxiliem os clientes na tomada de decisões, tanto estratégicas como operacionais e que, conseqüentemente, beneficiem o crescimento dos negócios.

Meta-Análise: No que as mudanças impostas pela Lei do Call Center impactaram as operações da Atento?

Regis Noronha: Na realidade, as mudanças da Lei do SAC impactaram as operações dos clientes da Atento nos quais a legislação foi regulamentada, como empresas que atuam no mercado de telefonia, TV por assinatura, planos de saúde, cartões de crédito, bancos, aviação, água, energia e seguros. A Atento reuniu-se com cada cliente e planejou um redimensionamento e readequação de suas operações – que são distintas, pois variam de acordo com o porte e a área de atuação – seguindo à risca as normas da nova regulamentação.

Meta-Análise: O que você acha da Lei? Quais são os pontos positivos e negativos, em sua opinião?

Regis Noronha: As leis foram criadas para serem cumpridas. Nada mais são do que um reflexo do anseio da sociedade.

Meta-Análise: Quais os desafios e tendências do setor de contact center?

Regis Noronha: As empresas que atuam nesse segmento devem ser especializadas, estarem próximas aos seus clientes e possuírem o know-how para oferecer soluções personalizadas de acordo com as necessidades de cada cliente. A Atento no Brasil implementou há cinco anos uma estratégia de diferenciação pela qualidade, proximidade com os negócios dos clientes, eficiência operacional e desenvolvimento das pessoas que trabalham na empresa.

 

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