Inadimplência das empresas cresce; dos consumidores será menor no segundo semestre.
O Indicador Serasa Experian de Perspectiva da Inadimplência das Empresas cresceu 1% em abril de 2012, na comparação com março deste ano, atingindo a cifra de 106,6.
Para os economistas da Serasa Experian, o crescimento está baseado em três fatores: o lento processo de reativação do crescimento econômico, o nível ainda elevado da inadimplência dos consumidores e o agravamento da crise financeira internacional. Estes fatores tenderão a postergar a concretização de uma trajetória de queda mais consistente da inadimplência das empresas.
Consumidor
O Indicador Serasa Experian de Perspectiva da Inadimplência do Consumidor recuou 1,4% em abril de 2012, na comparação com março deste ano, atingindo o patamar de 95,8 pontos. O recuo do indicador em abril foi o nono consecutivo e sinaliza que o patamar de inadimplência dos consumidores será menor no segundo semestre deste ano em relação aos níveis verificados ao longo de 2011 e também neste primeiro semestre de 2012.
De acordo com os economistas da Serasa Experian, o menor ritmo de crescimento do endividamento do consumidor, o maior rigor na concessão de crédito por parte dos agentes financeiros, a manutenção das taxas de desemprego em níveis historicamente baixos e a continuidade dos ganhos salariais acima da inflação deverão sustentar tal movimento de recuo gradual da inadimplência dos consumidores, especialmente na segunda metade deste ano.