Internet das Coisas

Atos lança módulo de segurança de hardware para Internet das Coisas

A Atos anuncia o lançamento de seu novo Módulo de Segurança de Hardware (HSM)1 para Internet das Coisas (IoT), um dispositivo de segurança de alto desempenho, projetado para proteger os ecossistemas de IoT através de recursos criptográficos. O novo HSM, parte do portfólio de soluções Horus, combina o acesso “como serviço”, um sistema centralizado de gerenciamento de chaves e serviços de segurança de IoT para uma solução totalmente integrada.

Dispositivos IoT sofreram mais de 150 milhões de tentativas de ataque em 15 meses, revela pesquisa

Lançado recentemente durante o evento Atos Tech Days, em Paris (FR), o novo HSM Horus para IoT da Atos está disponível para aplicativos executados no modo Software como Serviço (SaaS) e permite que vários clientes se beneficiem da criptografia mais avançada, como se tivessem seu próprio HSM dedicado. De fato, a solução de HSM é dividida em vários “domínios de segurança”, que podem ser personalizados por cada cliente, e funcionam como cofres à prova de violação, com altos níveis de isolamento entre clientes, usuários e funções. As equipes de segurança podem administrar remotamente os HSMs sem qualquer acesso físico, simplificando o gerenciamento de segurança e economizando tempo.

Para gerenciar com segurança dispositivos de IoT, cada objeto conectado deve receber uma identidade confiável por meio do fornecimento de chaves criptográficas seguras pelos HSMs. O HSM Horus para IoT fornece um Centro de Gerenciamento de Chaves que reduz o número e a complexidade das operações dos agentes de segurança, garantindo a consistência na distribuição de chaves em contextos de implantação multilocais.

Além dos recursos de HSM “clássicos”, o HSM Horus para IoT oferece serviços de segurança de IoT incorporados, como a autenticação de dispositivos de comunicação e o processamento e confidencialidade dos dados transmitidos. Esses serviços são específicos para cada setor e seguem os mais recentes protocolos de segurança de IoT, como: LoRAWAN 1.0/1.1 para telecomunicações, DLMS/COSEM para Serviços Públicos e medidores inteligentes, LWM2M/OSCORE para comunicação máquina a máquina e gerenciamento de dispositivos na IoT industrial.

“O HSM Horus da Atos é adequado para todos os setores”, afirma David Leporini, Diretor de Segurança de IoT da Atos. “No setor bancário, os fornecedores de soluções de pagamento podem usá-lo para proteger transações no processamento bancário. Na manufatura, o HSM Horus para IoT poderia ser usado para proteger todas as comunicações inteligentes de máquina para máquina.”

Newsletter

Inscreva-se para receber nossa newsletter semanal
com as principais notícias em primeira mão.


    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *