Novo produto permite abrir portas, catracas e cancelas num ambiente totalmente digital, expandindo as possibilidades de controle de acesso fora do mundo analógico.
A Axis Communications, fabricante de tecnologias em videomonitoramento IP, áudio IP e controle de acesso IP, expandiu seu portfolio com o lançamento de uma nova controladora de acessos. A controladora AXIS A1601, que trabalha com os protocolos seriais Wiegand e OSDP, agrega a possibilidade de manter o sistema num ambiente totalmente digital, sem qualquer interface serial do mundo analógico.
Ao administrar os acessos via rede, é possível superar uma limitação típica de sistemas analógicos: a necessidade de conexão física. No ambiente IP, a conexão é lógica, com dispositivos que conversam entre si através de portas virtuais. Assim, os dispositivos de leitura de credenciais, como terminais para reconhecimento facial e leitura de placas, podem estar num local, enquanto os pontos de acesso, como portas, catracas e cancelas, podem estar em outro local.
Com a possibilidade de criar sistemas de controle de acesso 100% digitais, a Axis acelera o processo global de migração tecnológica e viabiliza inovações para a gestão de acessos como o uso de códigos QR, identificação de pessoas por leitura biométrica, ou controle de acesso veicular.
Pensada para organizações de todos os tamanhos, a nova opção de controladora de acesso alcança 70 mil credenciais gerenciáveis de forma descentralizada. Em caso de falha no servidor, a controladora segue atuando com as 70 mil credenciais armazenadas em si, mesmo com o sistema off-line e mesmo que uma parte do sistema descentralizado tenha caído. Na prática, essa descentralização gera maior disponibilidade para os usuários.