Banco de Informações Gerencias (BIG) centraliza todos os dados estratégicos da companhia e se torna referência para a tomada de decisão.
Durante o IBM Forum 2009, o Grupo Bonsucesso – banco mineiro que atua em três linhas: crédito consignado, varejo e cartão de crédito, e que utiliza a plataforma de BI Cognos – apresentou seu caso de Inteligência de Negócios aplicado à análise de crédito. Rodrigo Cantelli e Bruno Chiericatti, superintendente de TI e coordenador de informação do Grupo, respectivamente, mostraram as funcionalidades do Banco de Informações Gerenciais (BIG), um portal que centraliza os dados estratégicos da companhia.
O portal de acesso às informações de suporte gerencial possui dados atualizados periodicamente para o estímulo ao uso e agilidade na tomada de decisões. Todos na companhia tem acesso. “O BIG foi criado para ser tornar um referencial, temos situações onde se o dado não passar pelo sistema, não é validado”, diz Cantelli.
O sistema conta com indicadores do índice de inadimplência, painel de metas, relatório da atuação do banco, além da taxa de retorno das operações realizadas. Além disso, realiza uma avaliação das ações tomadas para ver qual foi o refluxo e realiza uma projeção do futuro, a partir de diversos fatores, como o cenário externo, por exemplo.
Para se tornar uma referência como base de dados, o grupo tomou certos cuidados como o reconhecimento de quem enviou a informação, a instalação de uma ferramenta que mostra indício de problema da produção ou técnico; de perda de canais de venda e de fraude, tudo isso em tempo real.
Segundo Rodrigo Cantelli, superintendente de TI, o portal possui mais de mil acessos semanais. O executivo também informou que 91% dos colaboradores do banco afirmam que o BIG é importante para a tomada de decisões e 100% dos colaboradores o vê como uma área estratégica dentro da companhia. Para ele, o BIG é uma ferramenta para a tomada de decisões práticas e tem papel importante no desenvolvimento da empresa.