Tecnologia também permitiu a adoção de trabalho remoto, facilitando a vida do funcionário.
O Banco Votorantim está mudando a forma como seus funcionários trabalham dentro da instituição, apostando no trabalho remoto e em soluções de colaboração. Como a companhia unificou sua operação em São Paulo, transferindo grande parte da equipe da BV Financeira, antes instalada na avenida Paulista, para a sua sede no sustentável condomínio Rochaverá Corporate Towers, o banco aproveitou para acabar com barreiras entre hierarquias e departamentos.
Zenvia usa videoconferência para ampliar colaboração e engajamento de funcionários
A mudança não trouxe apenas uma redução de custo de locação de espaço e de gastos de locomoção de pessoal entre os dois escritórios, mas também maior colaboração e troca de experiência entre os funcionários. Com isso, o Banco Votorantim espera estimular um ambiente aberto à criatividade entre as equipes.
Como explica Ana Paula Tarcia, superintendente executiva de Recursos Humanos do Banco Votorantim, a instituição seguiu as tendências de espaços corporativos. “Temos incentivado o trabalho remoto para que o colaborador evite muitos deslocamentos e tenha mais qualidade de vida”, diz.
A mobilidade dos funcionários foi possível graças ao investimento em tecnologia e digitalização, que permitiram segurança e agilidade para operarem via VPN (Virtual Private Network) em qualquer lugar. Nesse mesmo processo, a força de vendas da BV Financeira recebeu novos equipamentos e um aplicativo, o Sou BV, que possibilita a realização de várias operações, onde quer que o funcionário esteja.
Além de dinamizar e inovar na forma dos seus colaboradores trabalharem, a reestruturação física irá gerar economia em diferentes escopos, como a redução do gasto de transporte entre as duas unidades existentes, que chegava a R$ 500 mil por ano, e o custo de locação de áreas corporativas.