Akna

Zenvia usa videoconferência para ampliar colaboração e engajamento de funcionários

Com quase 200 funcionários espalhados por duas unidades (Porto Alegre e São Paulo), a empresa percebeu a necessidade da implementação de uma tecnologia que melhorasse a interação e o engajamento dos profissionais.

Mobilidade, interação e colaboração. Para a Zenvia – companhia brasileira que viabiliza a comunicação entre empresas e consumidores por meio de seus dispositivos móveis – esses pilares não só permeiam seus negócios como impactam, dentro de casa, a comunicação entre os colaboradores.

Videocolaboração suporta ensino a distância e treinamento de servidores da UDESC

As queixas principais dos colaboradores, com relação à comunicação, vinham da baixa qualidade tanto das chamadas, quanto do compartilhamento de conteúdos entre as equipes, o que tornava lenta a tomada final de decisão. Era crucial também uma tecnologia que acompanhasse a mobilidade dos funcionários e pudesse ser usada com tranquilidade em reuniões remotas.

Referência como canal de tecnologia de videoconferência no Rio Grande do Sul e parceira de negócios da Avaya, a Startech, foi escolhida para apoiar a Zenvia no projeto pioneiro para a empresa:implementar um sistema de videoconferência em suas unidades.

Os diferenciais da nova tecnologia foram sentidos já no início: além da alta resolução nas imagens do vídeo, todas as chamadas e gravações das reuniões são criptografadas, prezando sempre pela segurança de dados e informações trocadas.

Com interface intuitiva, implementação simples e vídeo full HD – sem requisitos de instalação – a tecnologia de vídeoconferência Avaya possibilita escalonamento e interoperabilidade com outros terminais de vídeo.

Outra vantagem da Solução é a facilidade em convidar participantes externos para as reuniões: basta que o administrador da reunião envie um link aos convidados. Rapidamente os usuários podem instalar um plugin que permite a interação via desktop ou mobile.

Segundo a Zenvia, um dos retornos mais positivos do projeto foi um maior envolvimento entre as equipes: com a solução, os funcionários de Porto Alegre e São Paulo reportaram se sentirem muito mais próximos. Antes da solução de videoconferência, muitos dos que estavam remotos ou em home-office não podiam acessar reuniões transmitidas em vídeo com qualidade e isso dificultava o alinhamento da comunicação.

Além da versão Desktop, o aplicativo Mobile de vídeoconferência permite que as diretorias e equipes técnicas distribuídas entre as duas unidades comuniquem-se com facilidade via tablet, smartphone ou notebook.

Com o uso cada vez mais frequente das soluções de vídeoconferência, o número de viagens entre os representantes Zenvia passou a diminuir. Sendo assim, além da melhora na experiência de comunicação entre os funcionários, a nova solução permitiu uma otimização de custos da companhia.

Compartilhe: