Videocolaboração suporta ensino a distância e treinamento de servidores da UDESC

Tecnologia beneficia 15 mil alunos e promove a integração de 2.000 servidores da Universidade Estadual de Santa Catarina.

A Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC) ampliou o número de alunos e promoveu maior integração entre os seus 2 mil servidores após adotar a plataforma de colaboração da Polycom. Com a tecnologia, a instituição incluiu o ensino a distância (EAD) à sua grade curricular e estendeu o acesso aos seus diversos curtos a 15 mil alunos.

Considerada pelo Ministério da Educação (MEC) a quarta melhor universidade estadual do Brasil, a UDESC tinha o projeto de expandir seus cursos de graduação, pós-graduação e extensão e, por isso, adotou as ferramentas de colaboração da Polycom.

A medida encampada pela Secretaria de Tecnologia de Informação e Comunicação (SETIC), órgão suplementar superior vinculado à Reitoria, permitiu a ampliação do número de alunos atendidos pela instituição, chegando a 15 mil estudantes.

Outra vantagem da videocolaboração na UDESC foi a redução de custo e tempo de deslocamento de alunos e servidores. O corpo de 2 mil funcionários também registra como benefício a maior integração de estratégias, a partir de reuniões e compartilhamento de conteúdo de forma mais rápida e segura.

A Universidade também lista como vantagens da implementação da tecnologia o aumento da transparência das atividades dos Conselhos Superiores, aumento na velocidade das comunicações entre as unidades da UDESC e com outras instituições, facilitando a melhor tomada de decisão e a redução nas despesas com transportes, .

Com uma estrutura multicampi composta por 12 unidades distribuídas em 10 cidades do Estado de Santa Catarina, além de 27 polos de apoio presencial para o ensino a distância, em parceria com a Universidade Aberta do Brasil (UAB/MEC), a UDESC oferece 53 cursos graduação, 38 mestrados e doutorados, 15 mil alunos, 55 mil egressos, 822 professores efetivos, 793 técnicos efetivos, 142 grupos de pesquisa, 500 ações de extensão atendendo aproximadamente 600 mil pessoas anualmente.

Para atender toda essa estrutura, a Secretaria de Tecnologia de Informação e Comunicação é responsável na administração dos equipamentos da Polycom, que estão conectados em unidades de controle multiponto (MCU – Multipoint Control Unit) com 25 terminais com a solução Polycom Real Presence Grou 500-720. Essas soluções são plataformas que favorecem uma videoconferência de alto desempenho com ampla interoperabilidade na comunicação entre as salas de reuniões. Atualmente, a Universidade Estadual de Santa Catarina integra 31 cidades com as soluções colaborativas Polycom.

Compartilhe: