Há dois anos, a Engemix, divisão de serviços de concretagem da Votorantim Cimentos, começou a implantar um projeto-piloto de Internet das Coisas (IoT) ao conectar sensores aos seus caminhões-betoneira, implementado pela Tivit. A intenção era aumentar a produtividade a partir da melhor gestão da entrega de concreto aos clientes e hoje, com toda a frota já conectada, ocorrem de 15% a 20% mais entregas por dia.
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Ricardo Soares, gerente geral de Concreto da Engemix, explica que o projeto resolveu o problema de logística da empresa. “Como entregar dez caminhões-betoneira com concreto para uma construção?” Não podia ser entregue tudo de uma vez, já que traria custos de produtividade para a Engemix com o motorista e a betoneira paradas e o endurecimento do concreto, mas também não pode ter atrasos na entrega para não retardar a obra do cliente.
O ideal é enviar uma betoneira atrás da outra, de acordo com o uso do cliente. Com um sensor de localização (GPS) e um sensor de atividade na betoneira, o sistema logístico da Engemix passou a receber informações em tempo real, transmitidas via rede móvel, facilitando a tomada de decisão dos operadores na base da Engemix.
Segundo o gerente, os dois sensores permitem saber onde cada betoneira está e saber o que está fazendo. “Se ela está no cliente e não estiver descarregando, entramos em contato para descobrir o porquê. Se for por atraso de obra, alteramos os horários de agendamento de entrega de mais concreto”, diz.
Toda a gerência é feita através do sistema logístico, que é conectado ao CRM e indica todo o processo de serviço ao cliente: quantidade de concreto, horário que ele pediu a entrega e trajeto. É ele que coordena o horário de saída de acordo com a disponibilidade das betoneiras, podendo encaminhar o caminhão para carregamento em filiais mais próximas de cada cliente. “O sistema sugere e operador sempre toma a decisão final”, afirma Soares.
Foi a partir dele que se tornou possível medir a assertividade no horário das entregas, que subiu 20%, trazendo reflexo também na satisfação do cliente, que aumentou mais de 30%. O projeto também permitiu zerar os desvios de carga, feitos por próprios funcionários em outras obras, agora que tem total controle sobre a atividade do caminhão-betoneira.
Evolução do projeto
Ainda pensando no cliente que, em agosto deste ano, a Engemix lançou um aplicativo para que eles saibam quando o caminhão com seu concreto deve chegar. “O cliente ganha com a própria tomada de decisão, já que sabe exatamente quando o caminhão vai chegar, podendo posicionar sua equipe ou mesmo conduzir outro trabalho se a entrega atrasa”, diz Soares.
O gerente ainda lembra que começaram a implementar telemetria no caminhão para capturar dados de uso. A expectativa é de ganhos de até 10% em economia de combustível e manutenção, já que poderão ter maior controle sobre o uso do caminhão e treinar motoristas que excedam as recomendações de direção.