
A partir de hoje, a Deloitte levará aos participantes do Futurecom – maior evento de tecnologia da América Latina, em São Paulo, as principais tendências em Telecomunicações, TI e internet, com dados de suas pesquisas e o know-how de seus executivos em temas atuais como Transformação Digital, Blockchain, Tecnologia aplicada à Saúde, Inteligência Artificial, entre outros, além da apresentação de soluções práticas que usam IoT para monitorar consumo de energia elétrica, qualidade do ar e iluminação pública. O evento que ocorre até o dia 18, completa 20 anos.
“O Futurecom é um evento de grande relevância para o mercado de Tecnologia e Telecomunicações, e abrange diversas empresas que já se relacionam ou que podem estar próximas da Deloitte. Ali são lançadas as novas tendências e tecnologias para o mercado corporativo e de consumo. As discussões e debates promovidos em seu Congresso, envolvendo órgãos reguladores e especialistas, também são de extrema relevância para o setor”, ressalta Marcia Ogawa, sócia-líder da indústria de Tecnologia, Mídia e Telecomunicações da Deloitte.
A executiva, inclusive, participará de painel no dia 17 cujo tema é 5G e sua capacidade para lidar com uma ampla gama de casos de uso e modelos disruptivos, quando terá a oportunidade de apresentar aos visitantes o estudo Insights sobre Transformação Digital e Oportunidades para TICs no Brasil, elaborado a partir de entrevistas com diferentes agentes da sociedade brasileira.
O estudo traz perspectivas inclusivas para o desenvolvimento digital nacional e aborda ações, proposições e cases práticos nos quais os setores públicos e privados brasileiros podem atuar de forma conjunta para que o Brasil possa alavancar a infraestrutura de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC), permitindo novos modelos de negócios e vantagens competitivas. Ainda sobre 5G, Phil Wilson, Diretor de Estratégia e Operações de Telecomunicações da Deloitte vem direto dos Estados Unidos para um painel no mesmo dia em que discutirá a rentabilidade do 5G na América Latina.
Outro tema em destaque é a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), recentemente aprovada no Brasil, um assunto que ainda gera muitas dúvidas em todos os profissionais ligados direta ou indiretamente ao tem, que terão 16 meses para se adaptar às novas regras. A esse respeito, Marcelo de Farias, Sócio de Cybersecurity da Deloitte fará uma palestra no dia 16.
Além de sua participação nas palestras, painéis e debates, a Deloitte apresentará algumas novas soluções baseadas em tecnologias emergentes, em seu estande e no espaço IoT Applications, destinado a demonstrações imersivas e tangíveis das aplicações de Internet das Coisas. Entre elas estão:
- Monitoramento de ERB (Consumo de Energia), que auxilia no processo de validação e conferência do consumo das unidades de energia relacionadas aos negócios de telecomunicações, como as antenas de transmissão. Todos os dados para consumo de energia são lidos, armazenados na nuvem e disponibilizados. Assim pode-se validar, conferir o consumo de energia das unidades e tomar decisões estratégicas para o negócio, gerando mais economia para a empresa e benefícios ao consumidor
- Qualidade do Ar: a aplicação de sensores que medem a qualidade do ar em ambientes diversos com o objetivo de identificação de impurezas que possam ser prejudiciais à saúde, oferecendo assim oportunidade de melhoria de qualidade de vida;
- Iluminação Pública: componentes inteligentes em postes que auxiliam na gestão de energia elétrica contribuindo para a mobilidade urbana;
- Computação de Borda: uso de dispositivos de IoT em uma mesma plataforma em diferentes formatos e tamanhos, chegando ao tamanho de uma moeda, com aplicações para gerenciamento de ativos, controle do fluxo de pessoas, produtos e maquinário.