De acordo a Pyramid, país pode faturar cerca de US$ 920 milhões com a mobilidade daqui cinco anos.
Metas das operadoras de telecomunicações para 2011
Mobilidade e velocidade são imprescindíveis nas estratégias de telecom
Segundo a Pyramid Research, instituição de pesquisa, a chegada do serviço 3G na Bolívia será uma revolução para o crescimento dos serviços de dados. Um desenvolvimento promissor para os operadores enquanto a receita de voz está sob pressão.
A Bolívia é um dos mercados menos penetráveis quando se trata de telefonia móvel na América Latina, sendo sua taxa de mercado de 60% no final de 2009, abaixo da média de 90%.
No entanto, o mercado de mobilidade do país passará de US$ 632 milhões em 2010 para US$ 916 milhões em 2015, quando representará 74% do mercado de comunicações na América Latina.
“A expansão da base de assinantes móveis será o principal motor do crescimento, estimulando o aumento da concorrência, que irá colocar pressão sob os preços”, diz a analista da Pyramid, Juliana Gomes. “Os operadores da Bolívia reduziram os investimentos e a expansão da rede como consequência da incerteza e da pressão regulamentar para a redução de preços”, acrescenta.
“O Mobile ARPS vai continuar a baixar gradualmente, pois o serviço penetra em baixa e média renda”, indica a analista. “O aumento esperado dos dados de ARPS com uma porcentagem de 10% em 2010 e de 23% para 2015, irá atenuar a tendência geral decrescente de seu total. O aumento dessa tecnologia será conduzido pela oferta comercial de serviços 3G, como banda larga móvel e TV móvel”, diz ela.
“Há ainda alguns TDMA na Bolívia, mas esperamos que a fase seja completada até o final de 2011 e acreditamos que as assinaturas 3G irão crescer gradualmente de 0,237 milhões no final de 2009 para quase 4 milhões no final de 2015, representando 36% do mercado total”, diz a executiva.