Serviço é oferecido a centenas de clientes através da infra-estrutura da La Nueva Electricidad de Caracas (EDC), estatal da Venezuela.
A BPL Global, empresa de tecnologia de smart grid, anunciou a implantação com sucesso de tecnologia de banda larga através da rede elétrica (broadband powerline) em Caracas, na Venezuela, através da estatal La Nueva Electricidad de Caracas (EDC).
A implantação de BPL em Petare, uma comunidade popular na parte leste de Caracas, está em operação e atendendo diversas unidades multi-condominiais. O sistema opera através das redes elétricas de média e baixa voltagem já existentes, oferecendo serviço de Internet em áreas de baixa renda e pouca cobertura de serviços. O projeto inclui uma escola de educação fundamental com mais de 1.000 alunos.
Já que algumas áreas não contam com acesso à Internet, espera-se que os serviços tenham um impacto social positivo. Até agora, a inscrição dos edifícios com banda larga excedeu a meta de 20% do projeto piloto. “Nossas soluções de banda larga permitem acesso muito mais amplo à Internet de alta velocidade”, diz Geraldo Guimaraes, presidente para a América Latina da BPL Global. Estimativas recentes do Computer Industry Almanac indicam que apenas 13% da população venezuelana (3,3 milhões de pessoas) tem acesso à Internet. O serviço fornecido pela EDC e BPL Global permite um crescimento significativo no número de pessoas com acesso de banda larga na Venezuela, principalmente em áreas de difícil acesso.
A EDC vem expandindo o serviço oferecido em Petare para outras escolas de ensino fundamental e até a área de Barrio Adentro (em prédios que fornecem assistência médica para a comunidade).