A Tecto, unidade de negócios de data center da V.tal, adquiriu um novo terreno em Santana de Parnaíba (SP) para a construção do seu data center hyperscale. A nova instalação terá 200 MW de potência total e será totalmente abastecida por energia renovável.
CONTEÚDO RELACIONADO: Mercado Livre de Energia e sua relação com Data Centers
A construção do novo data center faz parte da estratégia de expansão da Tecto, que destinou um investimento inicial de US$ 1 bilhão para construção de novos empreendimentos em diversas regiões do Brasil.
Segundo a empresa, o terreno é capaz de abrigar um data center que atenda demandas de nuvem, inteligência artificial e machine learning. A Tecto também diz que o local é privilegiado por ter acesso rápido à energia renovável e conectividade, atendendo as necessidades dos futuros clientes.
Mega Lobster
A Tecto possui cinco data centers em operação no Brasil e na Colômbia e deu início às obras do Mega Lobster em outubro do ano passado, seu terceiro investimento em Fortaleza (CE). A empresa possui ainda plano de expansão para Porto Alegre (RS).
À época do lançamento das obras do Mega Lobster, a V.tal aproveitou para apresentar o que seria a nova marca, a Tecto Data Centers by V.tal. O braço de data center deve ajudar a companhia a expandir sua atuação no mercado de TIC, onde é bem conhecida pela infraestrutura de rede neutra de fibra ótica.
O objetivo da companhia é se tornar uma empresa de infraestrutura digital. Com os data centers, a Tecto pretende atuar no atacado e ajudar outras empresas, como fornecedores de nuvem, a oferecerem seus serviços. A intenção é replicar o modelo da V.tal com a Tecto, como o modelo de colocation, built-to-suit e edge, desenvolvendo estrutura para clientes específicos.
Participe das comunidades IPNews no Instagram, Facebook, LinkedIn e X.