
O Luizalabs, laboratório de tecnologia do Magazine Luiza, vai receber, no dia 15 de outubro, o primeiro hackathon internacional para aplicações usando a tecnologia Hashgraph. Serão cerca de 1 000 desenvolvedores divididos em times que trabalharão simultaneamente em São Paulo, Dallas, San Francisco, Londres, Singapura, Tel Aviv, Paris, Bangalore e Moscou. O Brasil pode ser representado por até 10 times de, no máximo, 10 desenvolvedores. O hackathon é organizado pela americana Hedera, empresa criadora de uma criptomoeda que usa a plataforma Hashgraph.
Hashgraph é uma tecnologia de consenso — como são chamadas as plataformas de verificação de informações. Segundo a Hedera, é mais rápida, segura e energeticamente eficiente que a Blockchain, famosa por ser base da criptomoeda Bitcoin. Atualmente há uma série de aplicações — como pagamento de serviços na rede, certificação digital e armazenamento de arquivos — sendo desenvolvidas com base no Hashgraph.
O Magazine Luiza é uma das primeiras empresas brasileiras a acompanhar a evolução do Hashgraph. Um time de desenvolvedores do Luizalabs participará da maratona, que terá a duração de dois dias (15 e 16 de outubro). O laboratório de inovação do Magalu já tem aplicações em desenvolvimento baseadas na tecnologia e, em 2019, deve entregar produtos prontos para serem utilizados pela companhia.
A inscrição de desenvolvedores interessados em participar do hackathon é gratuita e pode ser feita no site http://www.hedera18.com/hackathon.
Os melhores projetos de cada sede receberão 10 000 dólares — o vencedor do evento ficará com o prêmio de 50 000 dólares — e serão integrados à incubadora da Hedera. As aplicações desenvolvidas devem ser relacionadas aos campos da saúde, projetos sociais e pagamentos.