Segurança

Brasileiros sofreram uma tentativa de fraude a cada sete segundos em outubro

O Indicador de Tentativas de Fraude da Serasa Experian registrou um aumento de 10% em outubro de 2021, no comparativo com o mesmo período do ano anterior. Essa alta significa que ocorre uma movimentação suspeita no Brasil a cada sete segundos. Além disso, de acordo com o índice, o segmento de Bancos e Cartões é o que possui a maior representatividade (58%), que ainda registrou expansão de 16,6% no ano a ano em relação às movimentações fraudulentas detectadas. 

Ainda segundo o indicador, a faixa etária que mais sofreu com as tentativas de ataque em outubro deste ano é a dos consumidores de até 25 anos, que representam 13,1% do total. Em sequência estão aqueles de 26 a 35 anos, com 10,9% e os de 36 a 50 anos, marcando 9,5%. A parcela da população com idade de 51 a 60 representa 8,7% das possíveis vítimas, enquanto as pessoas acima de 60 anos equivalem a apenas 8,4%. 

CONTEÚDO RELACIONADO – IBM: Empresas pagam resgate de ransomware por falta de preparo

 

A Serasa destaca que os consumidores precisam ficar cada vez mais atentos durante as compras digitais e existem algumas dicas que podem ajudar a evitar situações perigosas. As dicas são simples: verificar a procedência dos sites em que estão navegando e inserindo seus dados pessoais, além de investigar com cautela as promoções e links enviados por e-mail. 

A empresa também lembra que os empreendedores também estão na mira dos crimes cibernéticos e precisam reforçar suas medidas de segurança. É preciso utilizar uma abordagem de camadas para lidar com os crimes digitais, agrupando soluções capazes de possibilitar aspectos diferentes de proteção, aconselha a Serasa. 

Dentre as regiões mais visadas pelos cibercriminosos, destaque para o Sudeste, com 52,4% das tentativas de fraudes, seguido do Nordeste (17,7%), Sul (15,1%), Centro-Oeste (8,9%) e o Norte (6,0%). Para conferir mais informações e a série histórica do indicador, clique aqui. 

 

Participe das comunidades IPNews no Instagram, Facebook, LinkedIn e Twitter. 

Newsletter

Inscreva-se para receber nossa newsletter semanal
com as principais notícias em primeira mão.


    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *