Mercado brasileiro de TI-BPO está entre os mais fortes e maduros do mundo, representando cerca de 7% do PIB nacional (somado a comunicações).
Para dar ao mundo uma fotografia real da indústria brasileira de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC), a Associação Brasileira de Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação (Brasscom), com o apoio da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), lança o Brasil TI-BPO Book (Brazil IT-BPO Book, na versão em inglês).
Fruto da base de informações criada pela entidade nos últimos anos, o livro traça panoramas comparativos dos mercados nacional e internacional, apresenta dados primários indispensáveis para a atuação dos agentes da indústria e dos investidores, além de dar especial ênfase aos aspectos de infraestrutura, recursos humanos e políticas voltadas para esta indústria, destacando o importante papel do governo brasileiro, do setor privado e das universidades.
"O material tende ser a referência para quem busca elementos a respeito do setor nacional de TI-BPO e faz parte de um amplo trabalho de Inteligência de Mercado promovido pela Brasscom. O livro é um retrato da realidade e mostra o crescente desempenho de destaque do Brasil enquanto provedor de tecnologia, evidenciando o quanto a TI é fundamental para estimular o desenvolvimento econômico e social de qualquer país que deseja inserir-se no mercado global", afirma Antonio Gil, presidente da Brasscom.
"Um dos pilares das ações eficazes de promoção de exportações e investimentos é um conjunto de informações setoriais que seja abrangente e bem estruturado. Para o potencial cliente ou investidor, a informação completa e correta é fundamental para o processo de tomada de decisão”, diz André Limp, gestor de projetos de Tecnologia da Apex-Brasil. “Nesse sentido, o Brasil TI-BPO Book chega como uma importante fonte de referência do setor brasileiro de serviços de TI, e certamente vai contribuir para alavancar o potencial de geração de negócios das nossas empresas", completa.
Com mais de quatro décadas de desenvolvimento, o Brasil projeta-se hoje como centro estratégico em Tecnologia da Informação, tornando-se o oitavo maior mercado mundial. O melhor exemplo dessa força e desse dinamismo é a indústria que reúne serviços de TI e terceirização de processos de negócio (BPO), cujas previsões de crescimento mantiveram-se elevadas mesmo em um cenário de crise global. Em 2008, o setor de TI-BPO movimentou US$ 59,1 bilhões, incluindo as exportações e as áreas de TI que integram a estrutura de empresas brasileiras de todos os setores econômicos.
O mercado de TI-BPO brasileiro está entre os mais fortes e maduros do mundo, e somado a comunicações, representa cerca de 7% do PIB nacional. Nas últimas décadas vem evoluindo em porte, abrangência e complexidade, alinhado aos demais setores da economia. Atuam no país grandes e fortes empresas nacionais, além das mais representativas multinacionais de diversas origens.
A iniciativa privada e o governo brasileiro estão sintonizados em torno de objetivos ambiciosos na direção de posicionar o país como player global cada vez mais relevante e estratégico em TI-BPO. Aos poucos, as metas definidas pela Política de Desenvolvimento Produtivo (PDP), lançada em 2008 pelo Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC), têm sido cumpridas.
"Este estudo reafirma a posição de vanguarda do Brasil como centro estratégico de TI no cenário mundial. Temos convicção de que, em breve, o objetivo fixado pelo governo brasileiro para 2010, que prevê o aumento das exportações de TI-BPO de US$ 2,2 bilhões, em 2008, para US$ 3,5 bilhões, deve se concretizar", afirma Alessandro Teixeira, presidente da Apex-Brasil.