Estratégias

BSC – ferramenta fundamental no planejamento estratégico

ImagePara André Gildin, gerente de marketing da Ericsson do Brasil, o Balanced Scorecard é antes de tudo uma ferramenta que busca a melhoria dos resultados da empresa.

As empresas sobrevivem sem o Balanced Scorecard? Para André Gildin, gerente de marketing da Ericsson do Brasil e responsável pela área de Marketing Tático da empresa, a resposta é sim. “Mas, para aquelas empresas que têm o planejamento em seu DNA o Balaced Scorecard (BSC) é uma ferramenta fundamental”, garante o executivo.

A afirmação foi feita por Gildin durante chat realizado pela CIM – Comunidade de Inteligência de Mercado – do Ibramerc (Instituto Brasileiro de Inteligência de Mercado), que teve como tema ‘BSC e os indicadores de performance’.
Para o executivo, o BSC deve ser dividido nas seguintes áreas: financeira, cliente, eficiência interna e colaboradores. Nesse contexto, os indicadores mais usados são vendas, margens, satisfação de clientes, eficiência interna e satisfação de empregados.

Quando falamos de ferramentas, o profissional explica que até mesmo o Excel pode ser usado para a medição de performance. “Portanto, qualquer planilha pode servir como ferramenta de acompanhamento”, afirma Gildin, ressaltando que “quando o BCS se torna parte integrante do processo de gestão da empresa, talvez surja a necessidade de ferramentas de controle mais específicas, como as de BI”.

Na hora de implantar um conjunto de indicadores de performance na empresa, Gildin lembra que a primeira medida é entender para que servirá o BSC – se apenas para controle ou também para o direcionamento da estratégia. Assim, é preciso ter muito claros os objetivos e metas da companhia, para depois envolver a alta gerência na definição dos indicadores.
Outro ponto a ser trabalhado é a definição para cada indicador – objetivo, metodologia de medição, unidade interna responsável, quem será afetado etc. “É preciso entender e definir as consequências para aqueles indicadores que estão fora ou longe do objetivo proposto. Neste processo, o BSC tem um valor enorme de identificar e solucionar GAPs de performance”, diz Gildin.

O profissional explica que quando o BSC de uma empresa é definido, os indicadores financeiros são sempre os primeiros a serem trabalhados, já que o Balanced Scorecard é antes de tudo uma ferramenta que busca a melhoria dos resultados da empresa. “O objetivo financeiro é o que ‘dita as regras’ do jogo, mas os outros indicadores operacionais, como o marketing, por exemplo, são habilitadores e não deixam de ser menos importantes”, ressalta o executivo.

Gildin conta que na Ericsson existe um processo muito bem definido para a avaliação dos resultados de cada indicador. Mensalmente eles são analisados e comparados com o objetivo para o ano. Se o resultado é muito distante do objetivo, são tomadas medidas para melhorar sua performance e é apresentada uma lista com ações claras e objetivas, com responsável e data de conclusão.

Por fim, ele ressalta que deve sempre existir um fórum com a participação da alta gerência para discutir os resultados e as possíveis ações da companhia. “Desta forma você está conduzindo a empresa de uma forma clara para atingir os objetivos propostos”, conclui Gildin.

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